O Estado de Goiás chegou nesta quinta-feira (18) à marca de 10 mil mortos pela covid-19. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) aponta 10.045 vítimas do coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram registrados 135 novos óbitos. Há 272 mortes suspeitas.
O estado chegou a 447.747 casos de infecção pelo coronavírus. São 3.238 registros novos em relação à quarta-feira. Ainda há 378.388 casos suspeitos em investigação.
Em pronunciamento nesta quinta, o governador Ronaldo Caiado expressou pesar pela morte de mais de 10 mil goianos. “Hoje é um dia triste”.
Caiado, de forma reiterada, pediu que as pessoas cumpram o isolamento nos 14 dias de fechamento das atividades não essenciais no estado. “Precisamos que vocês nos deem esses 14 dias para que possamos salvar mais vidas”, disse. “O pedido que faço, para que a gente possa continuar salvando vidas, diminuindo a transmissão do vírus, é que compreendam: por favor, nos deem esses 14 dias. Promovam o isolamento”, reforçou.
Com a rede de saúde à beira do colapso, ele destacou que médicos e enfermeiros estão no limite. “Nossas equipes na área de saúde estão sobrecarregadas, psicologicamente abatidos. De todos os pacientes que entram e são intubados, 50% vão a óbito. Não está sendo fácil enfrentar esse campo de batalha”.
Confira o pronunciamento na íntegra
Hoje é um dia triste. Infelizmente já perdemos mais de 10 mil vidas para a covid-19. Peço a vocês que, por favor, entendam o momento que estamos vivendo. São vidas, não números. São pessoas queridas, neste um ano, que se foram. Mas estamos com a vacinação já iniciada. É por isso que precisamos da compreensão de todos vocês. Esse novo vírus tem um potencial de transmissibilidade muito maior, uma carga viral muito maior. Vocês estão vendo que os leitos estão se esgotando. Precisamos que vocês nos deem esses 14 dias para que possamos salvar mais vidas.
Mas, neste momento agora, além da compreensão que peço a todos, é a mensagem dos meus sentimentos de pesar, solidariedade à todas as famílias que perderam entes queridos. Quantos também não perdi? Amigos, pessoas queridas… Por isso, insisto, por favor, vamos dar condições para que nossos hospitais possam funcionar. Nossas equipes na área de saúde estão sobrecarregadas, psicologicamente abatidos. De todos os pacientes que entram e são intubados, 50% vão a óbito. Não está sendo fácil enfrentar esse campo de batalha.
A todos vocês, colegas enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, ao maqueiro, às pessoas da limpeza, a todas as minhas forças de segurança, a todo momento recebo uma informação da perda de um desses combatentes, que estão diretamente com a população, ajudando, auxiliando, orientando as pessoas. Infelizmente estão sendo contaminados.
Não tem sido fácil manter o ânimo das pessoas vendo cair aos seus lados seus amigos, companheiros de rotina do dia a dia. O pedido que faço, para que a gente possa continuar salvando vidas, diminuindo a transmissão do vírus, é que compreendam: por favor, nos deem esses 14 dias. Promovam o isolamento. É o que quero me dirigir à toda população de Goiás, como governador que sou, e médico, há 46 anos. O momento é de lutar pela vida. Esta, é indiscutivelmente, a mais importante de todas as nossas metas. Conto com vocês.
Assista:
Pronunciamento Oficial sobre as 10 mil mortes por Covid-19 em GoiásAcompanhe o pronunciamento do Governador Ronaldo Caiado sobre as 10 mil mortes no Estado de Goiás.
Publicado por Ronaldo Caiado em Quinta-feira, 18 de março de 2021