As visitas da Caravana Goiás na Frente, comandada pelo governador Marconi Perillo, às cidades são também para ouvir mais uma vez os prefeitos e a população. Hoje, em Abadia de Goiás, Marconi foi surpreendido pela senhora Regina da Silva, que o abordou para agradecê-lo pela criação do Credeq (veja vídeo anexo). Ela tem um filho que já foi paciente do hospital, e está há sete meses de alta.
“Queria agradecer ao senhor por ter nos dado um presente maravilhoso que foi o Credeq. Eu sou uma mãe que já pude ser beneficiada por aquele lugar. Foi uma obra de suma importância para nós. Governador, muito obrigada por esse presente. Já tem sete meses que meu filho está de alta, e até hoje o Credeq nunca se esqueceu do meu filho. Todos os meses eles ligam para saber como está o andamento do tratamento, se ele está bem”, relatou Regina, segurando Marconi pelos braços.
O governador ouviu atentamente a história dela, e demonstrou alegria com o relato. “Sabe, para mim foi um presente de Deus. Que o Senhor Jesus continue te abençoando, te dando graça e sabedoria para que o senhor continue nos ajudando; porque o senhor sabe que nós somos de uma classe menos favorecida, e o presente que o senhor nos deu foi de suma importância”, enfatizou Regina, que também recebeu um beijo e os agradecimentos de Marconi, por dividir com ele sua história.
No dia 27, o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq Professor Jamil Issy), localizado em Aparecida de Goiânia, completou um ano. Balanço publicado quando a unidade concluiu oito meses de operação, em fevereiro, mostrava que a unidade tinha 105 pacientes; e já havia realizado 77.416 atendimentos multidisciplinares (enfermagem, psicologia, psiquiatria e serviço social, dentre outros).
Em abril, Marconi afirmou que a conclusão dos demais quatro Credeqs era prioridade absoluta do Governo de Goiás na programação de investimentos do Goiás na Frente. Ainda em abril o governo estadual retomou as obras do Credeq de Quirinópolis, e em seguida as do de Caldas Novas, Morrinhos e Goianésia. Esses Credeqs seguem o mesmo padrão da unidade de Aparecida de Goiânia. Até o final de 2018, os centros serão entregues.
Com 47,45% das obras concluídas, os investimentos para o Credeq de Quirinópolis totalizam R$ 21,7 milhões. Já os destinados à conclusão do Credeq de Goianésia, que está com 20,57% da construção finalizada, passam de R$ 15,2 milhões. As equipes da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) e da Secretaria de Estado da Saúde finalizam o planejamento para início das obras das unidades de Caldas Novas e Morrinhos.
O Credeq atua de forma integrada aos demais dispositivos de atendimento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool ou outras drogas, constituindo-se num espaço terapêutico destinado essencialmente aos casos graves e de maior complexidade. Além das ações de assistência aos usuários e suas famílias, são realizadas atividades de qualificação para profissionais de saúde e pesquisa sobre a temática de dependência química.
O programa de recuperação do paciente consiste nas intervenções em nível ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial). Os atendimentos compreendem abordagem multiprofissional com a participação de médicos (psiquiatras, pediatras e clínicos gerais), enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educador físico, pedagogo, nutricionista, farmacêutico, bibliotecário e musicoterapeuta.