Goiás foi o estado brasileiro que mais apresentou propostas para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A consulta pública, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), recebeu sugestões de toda a sociedade e foi encerrada ontem (15).
Segundo o superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e coordenador estadual da BNCC pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Wisley Pereira, o grande número de propostas encaminhadas por Goiás é resultado de um planejamento elaborado pela coordenação estadual, composta por representantes da Seduce e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). De acordo com ele, as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular mobilizaram, durante um ano, profissionais de todas as escolas da rede estadual, equipes das áreas de currículos e de tutoria pedagógica, além das subsecretarias e superintendências da Seduce.
“O dia de hoje representa um marco histórico na educação brasileira, pois estamos encerrando um importante ciclo de debates no Brasil e Goiás deu provas concretas de seu interesse em contribuir para os avanços no ensino brasileiro”, disse Wisley Pereira.
Entre os pontos favoráveis a mobilização em Goiás está a criação de 40 comitês regionais, responsáveis por promover os debates e elaborar as sugestões, que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os comitês reuniram professores, gestores, demais profissionais da educação, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás (Sintego), da Undime e outras instituições de Ensino Superior de Goiás.
A Base Nacional Comum Curricular estabelecerá os conteúdos mínimos que os alunos deverão aprender em cada ano da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e também os objetivos de aprendizagem em casa série. A BCC, que tem previsão de ser implantada pelo Conselho Nacional de Educação até 2017, ocupará cerca de 70% da carga horária do currículo escolar. O restante ficará a critério de cada Estado, respeitando as especificidades de cada escola.