A partir desta segunda-feira (27), Goiás inicia aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Vale lembrar que a campanha foi dividida em cinco fases, onde a primeira foi destinada para grupos prioritários.
Nesta primeira etapa a vacinação será destinada para pessoas com mais de 70 anos, além de pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.
Clique aqui e confira os locais de vacinação para Goiânia
A partir do dia 6 de março, a imunização será destinada para pessoas de 60 a 69 anos. Já no dia 20 do mesmo mês, começa para gestantes e puérperas e no dia 17 de abril para os trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência, presos a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Conforme explica a SES-GO, so só pode tomar a vacina bivalente quem já foi imunizado com pelo menos duas doses e a última dose ter que ter sido administrada há, no mínimo, quatro meses.
Ainda segundo a pasta a vacina bivalente não será liberada para população em geral, apenas para esse grupo que é mais vulnerável ao vírus. A depender da adesão o Ministério da Saúde pode liberar outros grupos, como aconteceu com a Pfizer Baby.
Em Goiás, a SES afirma que mais de 1 milhão de pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, portanto, a pasta reforça e pede que a população se conscientize e procure os postos de vacinação.