Goiás registrou um pequena queda nos casos de dengue na primeira quinzena de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Foi apenas 1% a menos, que corresponde ao total de menos 42 casos, mas pode se dizer que é uma notícia boa, considerando que oito estados e o Distrito Federal iniciaram o ano com aumento muito grande.
O estado que lidera o aumento é Minas Gerais, que está com 8.646 casos de dengue a mais este ano em relação a primeira quinzena de 2023. Os números também são preocupantes no Sul do país, todos os três estados da região registraram aumento nos casos da doença. São 10.961 diagnósticos nas duas primeiras semanas de 2024 considerando Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em contrapartida, Espírito Santo é disparado o estado que menos registrou casos de dengue se comparado ao último ano.
De toda forma, em relação a quantidade de casos por milhão de habitantes, Goiás ainda esta com números altos. O estado aparece em quinto lugar com 418 casos a cada milhão, nesta primeira quinza. Fica atrás apenas do Distrito Federal, Acre, Paraná e Minas Gerais.
Vale lembrar que, no ano passado, o Brasil registrou o recorde de mortes em decorrência da doença. Foram 1.094 vítimas confirmadas e outros 218 óbitos em investigação. Já os casos chegaram a aproximadamente 1,66 milhão, perto da máxima histórica de quase 1,69 milhão registrada em 2015, segundoo Ministério da Saúde.
Leia também: Sem vacina da dengue suficiente pelo SUS, laboratórios tem alta demanda