Com ações de sustentabilidade aliadas aos projetos habitacionais desenvolvidos na comunidade Kalunga do Vão do Prata, em Cavalcante e Teresina de Goiás, no Nordeste Goiano, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) conquistou o seu 10º prêmio nacional ao longo dos últimos sete anos. O presidente da Agehab, Cleomar Dutra, recebeu nesta sexta-feira (23) em Salvador (Bahia) o Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), durante o encerramento do 65º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que reuniu gestores da área de todo o País.
“Este prêmio representa o reconhecimento da excelência dos programas habitacionais implantados pela gestão Marconi Perillo que, com ousadia, criatividade e compromisso social tem feito uma revolução na área de moradia, servindo de modelo para o País. Também representa a excelência e dedicação da equipe da Agehab em levar moradia digna e de qualidade para as famílias que mais precisam. Estamos muito honrados com mais esta conquista”, destaca o presidente da Agehab.
Além dos 10 prêmios nacionais, a Agehab recebeu ainda um prêmio Estadual, o Construir Mais do Sinduscon-GO, e dois reconhecimentos internacionais, da ONU-Habitat, pela elaboração conjunta de planos de habitação com mais de 200 municípios e o programa de moradia rural em parceria com o Movimento Camponês Popular (MCP), considerado o melhor do Brasil.
O prêmio da ABC é um dos mais importantes da área de habitação de interesse social. Foi criado em 1999 e está na 20ª edição. Este ano foram inscritos 32 projetos de 14 instituições distribuídas em nove estados, com 14 premiados nas quatro categorias.
Goiás ganhou com o projeto Sistemas Alternativos para Comunidades Isoladas, desenvolvido pela equipe da Diretoria Técnica da Agehab, venceu na categoria “Conjuntos Habitacionais com uso de Tecnologias ou Sistemas Alternativos”. O prêmio é mais um reconhecimento conquistado pela Agehab com projetos inovadores e inclusivos desenvolvidos desde 2011 pela administração Marconi Perillo, que tornaram Goiás referência em políticas públicas de habitação de interesse social.
O Fórum é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). O presidente da Agehab Cleomar Dutra destaca o empenho do Governo do Estado em desenvolver políticas inovadoras voltadas para a população. “Muitas ações da Agehab melhoram a qualidade de vida da população, seja com a moradia, escritura ou com iniciativas inovadoras como essa desenvolvida na Comunidade Kalunga que está sendo premiada. Essa é a determinação do governador Marconi Perillo e do vice-governador Zé Eliton, melhorar ainda mais as ações consolidadas e trazer novas iniciativas para a gestão pública”, frisa Cleomar.
Comunidade Kalunga
Vítima de enchente do Rio do Prata em 2016, a Comunidade Calunga de Cavalcante e Teresina de Goiás teve dezenas de moradias destruídas, deixando várias famílias desabrigadas. À época, o vice-governador Zé Eliton visitou a comunidade para levar a assistência do Governo de Goiás, determinada pelo governador Marconi Perillo, em uma ação integrada de várias secretarias e órgãos.
Em decorrência dessa ação, a Agehab construiu 27 unidades habitacionais e reformou dezenas de moradias nesses dois municípios. As ações foram desenvolvidas pela equipe da Diretoria Técnica da Agehab.
Entre as várias ações destacam-se casas construídas preservando caraterísticas das moradias da região, com de janelas e portas em madeira construídas no local, fogão à lenha. Também foi utilizada mão-de-obra das famílias da região, devido ao isolamento da área. As moradias estão espalhadas num raio de 900 quilômetros.
Consta ainda do projeto a implantação de sistema solar fotovoltaico offgrid (com armazenamento e sem conexão à rede elétrica), em convênio com a Prefeitura de Cavalcante. Todas as casas foram projetadas para receber energia elétrica e água encanada, atualmente inexistente na região.
Prêmios conquistados pela Agehab
Desde 2012, a Agência Goiana de Habitação recebeu 11 prêmios nacionais e duas indicações ao prêmio internacional ONU-Habitat.
2018
Selo de Mérito da ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) Categoria Conjuntos Habitacionais com uso de Tecnologias ou Sistemas Alternativos: Projeto Sistemas Alternativos para Comunidades Isoladas (Comunidade Kalunga)
2017
Selo de Mérito da ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) Categoria Especial: Projeto Casa Solar
Prêmio Construir Mais do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO). Categoria Meio Ambiente – Projeto Casa Solar
2016
Selo de Mérito da ABC/Ações Estruturantes: Programa Cheque Mais Moradia
Selo de Mérito da ABC/Trabalho Social: Projeto Uma Experiência de Trabalho Técnico Social com Regularização Fundiária Plena (caso Jardim Curitiba/Região Noroeste em Goiânia)
2015
Prêmio Lúcio Costa de Saneamento, Mobilidade Urbana e Habitação da Câmara Federal – Casa Legal–Sua Escritura na Mão
2013
Prêmio Caixa Melhores Práticas de Gestão: Experiência de Mobilização e Participação dos Municípios no Planejamento Habitacional
Selo de Mérito da ABC: Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão
Reconhecimento ONU-Habitat – Moradia Rural/parceria Agehab com o Movimento Camponês Popular
Indicação ao Prêmio ONU-Habitat pelo apoio a 211 municípios goianos na elaboração de seus planos de habitação de interesse social
2012
Prêmio Caixa Melhores Práticas de Gestão – Moradia Rural (Melhor programa de moradia rural do País, parceria da Agehab com o Movimento Camponês Popular-MCP)
Prêmio Caixa Melhores Práticas de Gestão – “Goiás Mais Moradia: Real Conquista Sustentável”
Prêmio Selo de Mérito ABC – Goiás Mais Moradia: Real Conquista Sustentável