São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro são pela ordem, os times mais valiosos do Brasil de acordo com levantamento feito pelo site alemão Transfermarkt, especialista na avaliações de jogadores e clubes de futebol. A pesquisa realizada antes do início do Campeonato Brasileirão também envolveu os clubes da Série B.
O Vasco da Gama é o clube mais valioso entre os 20 participantes da competição com elenco de 86 milhões de reais. Um dos caçulas do campeonato, o Brasil de Pelotas é o clube apontado como menos valioso com um elenco que custa 7,7 milhões de reais.
Entre os três times goianos o Goiás Esporte Clube é o que tem o elenco mais caro – 73,4 milhões de reais – e ocupa a 3ª posição no ranking da Transfermarkt.
O Atlético Clube Goianiense ocupa a 8ª posição com um valor de elenco avaliado em 33,5 milhões. Já o Vila Nova Futebol Clube tem um elenco de 15,4 milhões de reais.
Jogadores
No levantamento da Transfermarkt o jogador mais valiosos do futebol goiano são o goleiro Renan e o lateral esquerdo Juninho, ambos do Goiás, que custam cerca de 5,9 milhões de reais.
No Goiás os outros jogadores mais caros são: Cleo, David, Wendel, Cleo e Suelinton – 3,97 milhões de reais, cada um.
O atacante Júnior Viçosa está avaliado em 3,176 milhões, e é o mais valioso no elenco do Atlético.
Já no Vila Nova, o posto de número 1 é de Fernando Neto, hoje reserva no Onésio Brasileiro Alvarenga, que foi avaliado em 2,9 milhões de reais.