Números processados pelas consultorias CLP e Macroplan, instituições credenciadas pelo poder público para construir o Ranking Nacional de Competitividade, indicam que Goiás é o 9º estado do Brasil com melhores indicadores econômicos e sociais. Os números são relativos ao ano de 2016. Os números de 2017 serão consolidados em julho. Em reunião do Conselho Executivo do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, os dados foram analisados pelo governador Marconi Perillo, secretários estaduais e representantes dos municípios.
Para construção do ranking, as consultorias CLP e Macroplan tomam como base uma série de indicadores oficiais. Houve uma divisão de nove áreas como: Saúde, Educação, Juventude, Segurança Pública, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Condições de Vida e Institucional.
De acordo com Gustavo Morelli da consultoria Macroplan Goiás está acima da média nacional em indicadores como Saúde Pública e Desenvolvimento Social, mas ainda deixa a desejar em outras áreas como Segurança Pública.
Na educação, Goiás avançou três posições no ranking de escolaridade média, de 13º lugar para 10º lugar, à frente dos vizinhos Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 8,1 anos de estudo. Na área da juventude, que traz mais indicadores de educação, neste caso sobre o ensino superior, Goiás subiu da 13ª para 7ª na proporção de jovens com curso universitário – atualmente, 18,6% dos jovens goianos têm nível superior.
Os números, processados pelas consultorias CLP e Macroplan – instituições credenciadas pelo poder público para construir o Ranking Nacional de Competitividade –, antecipam que Goiás avança de forma significativa na escala de indicadores econômicos e sociais. O ranking compara o desempenho dos 26 Estados e do Distrito Federal em competitividade e é usado como parâmetro pelo poder público na tomada de decisões e pelo mundo empresarial para a definição de novos investimentos privados.
Municípios
Saúde, Educação, Segurança e Habitação são algumas das principais demandas de 24 cidades goianas, responsáveis por 66% da população goiana e concentram 74% dos indicadores sociais. Em março, o governo estadual firmou convênio com prefeituras. A ideia é melhorar a aplicação dos recursos para estas e outras áreas, cujos indicadores sociais não são bons.
O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, informou que o acordo firmado foi chamado de Aliança Municipal pela Competitividade e que revelou a necessidade de um alinhamento e de governança estratégica entre o Estado e os municípios. A ideia é melhorar a aplicação dos recursos para diferentes áreas, cujos indicadores sociais não são os ideais.]
Leia mais
Governo e prefeituras firmam convênio para melhorar efetividade de ações públicas