Publicidade
Educação
| Em 4 meses atrás

Goiás conquista 1° lugar no Ideb com a média de 4,8 para o Ensino Médio

Compartilhar

O estado de Goiás bateu a meta e alcançou o 1° lugar no Ensino Médio com a média de 4,8 em 2023. A meta para Goiás era 4.7. O Ministério da Educação (MEC), divulgou, nesta quarta-feira (14), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica brasileira.

Os dados foram elaborados a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada durante o mês de outubro do ano passado. Eles mostram que a rede pública estadual de Educação de Goiás é a primeira em todo o país no Ensino Médio com a média de 4,8.

Publicidade

Goiás, Piauí e Pernambuco tiveram as melhores notas. No caso de Goiás e Piauí, ambos conseguiram superar no ano passado as metas estabelecidas para dois anos antes, que eram de 4,7 e 4,1, respectivamente. Já Pernambuco conseguiu uma média igual a meta que havia sido estipulada, de 4,5.

Publicidade

Destaque também no Ensino Fundamental

Goiás também é primeiro lugar nos anos finais do Ensino Fundamental, que é majoritariamente, ofertada nas escolas públicas estaduais. Ao lado do Ceará e do Paraná, o Estado alcançou a média 5,5.

Publicidade

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados “acima da média”. E falou sobre o trabalho desenvolvido para estruturar a rede. Citou também o esforço na alfabetização dos alunos goianos com a média alcançada. “Ninguém segura mais a nossa educação”, enfatizou, citando que o estado vive um marco na Educação nesse momento.

Na avaliação do governador, o resultado aponta o êxito do trabalho desenvolvido na Educação pública estadual goiana. Os frutos positivos na aprendizagem dos estudantes, demonstram o sucesso do esforço de superação dos desafios da pandemia da Covid-19.

Publicidade
Governador explicou evolução do Ideb

Para avançar na proficiência, a Seduc/GO, vem desenvolvendo vários projetos de recomposição da aprendizagem. Entre eles estão o Revisa Goiás, o Goiás Bem no Enem (GoBem) e o Ser Goiás, além da implantação do programa GoiásTec. Todo o conjunto de ações garantiram a melhoria da aprendizagem dos alunos goianos em todas as modalidades e etapas da Educação Básica.

Programas implementadores

Além dessas estratégias, foram implementados os programas Bolsa Estudo e AlfaMais. O Bolsa Estudo, voltado para os estudantes do Ensino Médio e 9° ano do Ensino Fundamental, tem assegurado a frequência e as boas notas dos adolescentes e jovens das escolas estaduais.

O AlfaMais Goiás, implantado pelo governo estadual em regime de colaboração com os municípios, busca a alfabetização das crianças na idade certa, além de melhorias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A nota no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, é 6,3.

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destaca que esse trabalho é contínuo e que o Estado tem os melhores profissionais de Educação do Brasil. “Ser a rede estadual com o melhor Ensino Médio do país é o resultado da soma do trabalho de todos nós. Tivemos um governo que não mediu esforços para melhorar e equipar as escolas e valorizar seus servidores. Implantamos uma gestão com seriedade, que fez ajustes importantes na otimização do uso dos recursos e, sobretudo, tivemos servidores e professores comprometidos com os avanços do ensino, além de alunos muito dedicados. Essa é a receita do nosso sucesso”, celebrou.

Melhorias na rede estadual ajudaram nota do Ensino Médio de Goiás

A partir de 2019 o governo promoveu uma série de melhorias: construção e reformas das unidades escolares; aquisição de equipamentos e amplo acesso à tecnologia; programas de incentivo para manter o estudante na escola; reajuste de 300% nos recursos da Alimentação Escolar; segurança e a valorização dos profissionais, com formação continuada, reajuste salarial e pagamento de bônus. 

Segundo divulgado nesta quarta, nos últimos cinco anos e meio, foram investidos mais de R$ 7.4 bilhões na Educação pública goiana. “Somente em obras de infraestrutura foram mais de R$ 1.5 milhão, na construção de 30 novos prédios, reformas de todas as instituições de ensino, além da implantação de sistema fotovoltaico e poços artesianos, gerando economia para o Estado”, informou a SEDUC/GO.

Além disso, também houve investimentos em tecnologia com a distribuição de chips e tablets, lousa digital, com a entrega de Chromebooks para os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e 3° série do Ensino Médio, que possibilitaram o fortalecimento das estratégias no âmbito escolar.

Para somar, o programa GoiásTec universalizou o acesso ao Ensino Médio, levando aulas de qualidade para as localidades mais distantes e remotas do Estado. Esta iniciativa possibilitou o crescimento na aprendizagem.

Há meses o governador vinha declarando em eventos sua expectativa e desejo em que Goiás conquistasse nota alta no Ideb. Nesta quarta ele estava extasiado e usou óculos escuros com a informação gravada, comemorando a conquista com a secretária e o vice-governador, Daniel Vilela.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.