Neste sábado (9) a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou dois casos de varíola dos macacos. De acordo com a pasta, os casos confirmados são de dois homens, de 33 e 34 anos, moradores de Aparecida de Goiânia.
A SES informou que ambos os pacientes estão em isolamento domiciliar, mas com boa evolução do quadro e sendo monitorados diariamente pela Vigilância em Saúde (SVS) do município de Aparecida de Goiânia.
“Os pacientes já receberam atendimento médico e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados”, diz o comunicado.
A pasta ressaltou ainda que embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.
LEIA TAMBÉM: Varíola não é disseminada por macacos, explica especialista (diariodegoias.com.br)
Recomendações
A SES-GO orienta a população a procurar assistência médica em caso de surgimento de sintomas da doença. A pasta também recomenda o uso de máscara como forma de prevenir a varíola dos macacos, e a higienização frequente das mãos.
A doença é transmitida principalmente, por meio de contato físico com as lesões da pessoa que apresenta a doença ou objetos manuseados por ela, mas também pode acontecer por meio de gotículas de saliva.