Publicidade
Educação
| Em 3 anos atrás

Goiás chega a 3 bilhões em investimentos na educação com entrega de novo hall da Seduc

Compartilhar

Espaço entregue na sede da Secretaria de Estado de Educação recebe ainda painel “A instrução”, criado em 1956 pelo pintor e professor de artes Antônio Henrique Péclat de Chavannes e restaurado, neste ano, pelo artista plástico Selvo Afonso. “Isso é cultura, e precisamos resgatá-la”, destaca governador

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (26/11), em Goiânia, da inauguração da galeria que homenageia 70 ex-secretários de Educação de Goiás e da restauração do painel “A instrução”, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O espaço ganhou novo hall e iluminação de Natal. “Hoje, nós chegamos aos R$ 3 bilhões em investimentos”, ressaltou, ao se referir aos recursos destinados ao setor desde o início da gestão, em janeiro de 2019.

Publicidade

Caiado destacou que a homenagem aos ex-titulares da Seduc é um gesto republicano. “É a demonstração que o governo reconhece o trabalho de todos os que aqui passaram. Esta galeria é histórica e vai continuar por muitos anos, com Goiás referência na Educação”, salientou. 

Publicidade

Criado em 1956 pelo pintor e professor de artes Antônio Henrique Péclat de Chavannes, o painel “A instrução” foi restaurado, neste ano, pelo artista plástico Selvo Afonso. De estilo acadêmico-romântico e com 2,85m x 11,50m de dimensões, a obra é originária do prédio do antigo Instituto de Educação de Goiás (IEG). “Isso é cultura, e precisamos resgatá-la”, destacou Caiado. “Hoje, vemos uma restrição muito grande, com alunos focados apenas em alguns temas relacionados à profissão que desejam ter”, ponderou.

Publicidade

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, explicou que esta é a primeira de duas fases da reforma do prédio-sede da pasta. Em janeiro, adiantou, começa a próxima etapa. “Acredito que ao final deste governo estaremos com a secretaria toda estruturada”, disse. “A História vai se lembrar do dia que viemos para esse prédio. Foi meio tumultuado, difícil de explicar para sociedade que este prédio poderia ser a casa da Educação. Mas hoje temos a sociedade aqui representada pelos ex-secretários, dizendo que a decisão foi acertada e assertiva, o que me deixa muito feliz”, destacou Fátima.

A intenção é honrar os ex-gestores e reconhecer os serviços prestados por eles. “O sentimento nesta noite é de gratidão por ter conseguido sair desta pandemia, chegar até aqui e ver esta galeria entregue”, afirmou a secretária. “O que fica após passarmos por este cargo é o legado de respeito dentro da comunidade, e sei que isso cada uma de vocês deixou”, acrescentou. “Esta casa é, de verdade, de todos vocês”, arrematou.

Publicidade

Atual secretária de Educação do Rio Grande do Sul (RS) e ex-ocupante do mesmo cargo em Goiás, Raquel Teixeira pontuou que melhor que integrar a galeria é “saber que você ajudou a construir essa história”. Ela também exaltou a restauração da obra de Peclát. “Uma iniciativa maravilhosa, que não só resgata a história, mas valoriza a Educação como um todo, área crucial principalmente no século 21 pós-pandemia”, concluiu.

Publicidade