Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Goiás atinge a marca de 5 mil artesãos cadastrados

Compartilhar

Publicidade

O Estado de Goiás alcançou neste mês de agosto a marca de 5.022 artesãos e trabalhadores manuais inscritos no Programa do Artesanato Brasileiro. Este número representa um aumento de 41,62% desde janeiro deste ano na quantidade de pessoas cadastradas no Estado pela equipe do Programa do Artesanato Goiano da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento (SED).

Publicidade

Goiás é o Estado que mais cadastrou artesãos e trabalhadores manuais no Programa entre janeiro de 2015 até agosto de 2016, com 1.476 novos artesãos e trabalhadores manuais cadastrados, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Governo da Presidência da República. Isso se deu, segundo o gerente de Artesanato da SED e coordenador Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, André Franco, quando o foco passou a ser os artesãos que moram no interior de Goiás. Até agora foram cadastrados 340 artesãos e trabalhadores manuais na capital e 4.682 no interior do Estado.

Publicidade

Benefícios

A equipe da SED percorreu 148 dos 246 municípios goianos. Isso significa que o cadastramento já foi realizado em 60,16% do Estado de Goiás. A Carteira Nacional do Artesão é gratuita e oferece, entre outros benefícios ao seu portador, isenção de ICMS na comercialização das suas peças; inserção nos programas estadual e nacional de artesanato; a possibilidade de comercializar os seus produtos com nota fiscal avulsa e de participar nas principais feiras de artesanato do país.

Cadastro

Para cadastrar-se no Programa do Artesanato Goiano é bastante simples.

Publicidade

Goiânia: basta se dirigir à Central do Artesanato Goiano, na Rua 1, nº 147, Centro, e apresentar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), além de uma a três peças, que passarão por curadoria.

Interior: Equipes da Gerência de Artesanato da SED percorrem também municípios para fazer o cadastro de artesãos e trabalhadores manuais.

Leia Mais:

Publicidade