Publicidade
Goiânia
| Em 3 anos atrás

Goiânia vai sediar festival japonês com público de 1 mil pessoas no fim do mês

Compartilhar

O Festival Bon Odori Box de 2021 será realizado em Goiânia, no dia 28 de agosto. O governo de Goiás confirmou a realização do evento, que ocorrerá em formato híbrido e terá capacidade para 1 mil pessoas, além de servir como teste para o retorno de atrações culturais.

A festa é promovida pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG), em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil. Geralmente, 8 mil pessoas comparecem, mas o público foi limitado por conta da epidemia de covid-19.

Publicidade

De acordo com o protocolo sanitário, os convidados serão acomodados em camarotes isolados, de no máximo seis pessoas cada, com rigorosos protocolos de segurança, entre eles a testagem de 100% do público presente e a proibição de circulação entre os setores do evento.

Publicidade

Entre as determinações para a realização do festival também está a permanência do público em ambiente a céu aberto, com ventilação natural, e taxa de ocupação de uma pessoa a cada 4,41 metros quadrados, com entradas e saídas exclusivas para cada setor e cumprimento de protocolos internacionais “padrão ouro” para a não disseminação da covid-19.

Publicidade

Não haverá venda de ingressos e o público presencial será exclusivamente composto de convidados que participarão do festival, mediante testagem, assinatura de termo de compromisso de cumprimento dos protocolos e comprometimento de colaboração com o monitoramento após o evento.

O público será monitorado por 14 dias após o evento e os relatórios serão utilizados para a avaliação da retomada dos eventos na capital e no estado.

Publicidade

O Bon Odori Box também será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Embaixada do Japão no Brasil e terá como tema “União, Esperança e Superação”, com um show típico da cultura japonesa, com música, dança e taiko (tambor japonês). No palco, com 96 metros quadrados, também haverá distanciamento entre os artistas, e serão cumpridos os protocolos de segurança.

A festa ocorre sempre em agosto, após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam.

Durante o evento, é possível apreciar os pratos como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, guioza, karage e outros, que serão entregues nos boxes (camarotes); os pedidos serão realizados via aplicativo no celular.  Os voluntários estarão munidos de escudo face shield, máscaras N95 e luvas. As bandejas serão sanitizadas e as luvas serão descartadas a cada serviço.

Publicidade