Neste domingo (7), a Prefeitura de Goiânia realizará atividades culturais e esportivas na Avenida Goiás, no Centro, que será interditada para veículos entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera. Essa iniciativa faz parte do Programa Centraliza, envolvendo diversas secretarias municipais e a Guarda Civil Metropolitana (GCM).
O evento começará às 8h e terá mais de dez horas de duração, oferecendo uma variedade de atividades. Estão previstas aulas de alongamento e treino funcional, um campeonato de golzinho, pintura facial para crianças, apresentações musicais pela Orquestra Sinfônica de Goiânia, exposição de carros antigos, atividades de skate e uma Feira de Antiguidades. O prefeito Rogério destaca a importância de revitalizar o Centro, ressaltando seu valor histórico e cultural.
Além das atividades programadas, o evento incluirá exposição de carros antigos, uma Feira de Antiguidades, pista livre para caminhada e corrida, espaço para skate e atividades esportivas na quadra montada especialmente para o evento.
– Das 8h às 8h30 – Aulão de alongamento no Palco Secult;
– Das 8h40 às 9h10 – Aulão de funcional no Palco Secult;
– Das 9h15 às 9h30 – Abertura oficial do evento;
– Das 9h30 às 10h45 – Apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, no Palco Secult;
– Das 10h50 às 12h20 – Pinturinha facial com os integrantes do Programa Anjos da Guarda, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em frente ao Palco Secult;
– Das 16h30 às 18h – Campeonato de golzinho na quadra do esporte (ao lado do Palco Secult);
– Das 17h30 às 18h30 – Apresentação musical;
– 18h30 – Encerramento.
O Centraliza é um programa da Prefeitura de Goiânia, que tem como principal objetivo a requalificação do Centro da Capital, com foco em sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura, esporte; e lazer, bem-estar e turismo.
Entre as ações previstas para o Setor Central estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas, além de ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o Refis realizado no Mercado da Rua 3, entre outubro e dezembro de 2023.
O programa também prevê recapeamento asfáltico, troca de mais de 51% da iluminação pública, retirada dos fios mortos, por meio do Programa Cidade Segura, e ações de esporte, cultura e lazer, como o fechamento da Avenida Goiás, neste domingo (7/4), para realização de atividades.
“Foram meses de muito trabalho e estudos da nossa equipe para conseguir viabilizar benefícios fiscais para fortalecer o comércio e atrair novos negócios, a fim de valorizar a região. Trata-se de um projeto geral, bem completo e, por isso, precisamos que a população abrace o Programa Centraliza, pois o nosso Centro precisa urgentemente de requalificação, que trará dignidade para quem vive e trabalha na região”, pontua o secretário de Finanças, Vinicius Henrique Alves.