A Prefeitura de Goiânia recebeu neste sábado (03/04) um lote de 24 mil vacinas contra a Covid-19 do Governo do Estado. A partir da segunda-feira (05) o programa de vacinação será retomado com foco exclusivo na aplicação da segunda dose, que visa reforçar e garantir a imunidade daqueles que já foram vacinados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os postos de vacinação continuarão os mesmos.
Como a data da segunda dose já é agendada no ato da primeira vacinação, não há necessidade de fazer o agendamento. Os pontos que a Prefeitura estabeleceu como locais de imunização continuam valendo para essa etapa.
Caiado destaca importância de retornar para segunda dose
O governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM) ao receber a remessa de 266 mil doses da vacina demonstrou preocupação com o fato dos goianos não estarem retornando para reforçar a vacinação contra a Covid-19 tomando a segunda dose. “É fundamental que as pessoas tenham responsabilidade de ir aos postos de saúde para receber a segunda dose”, alertou Caiado, durante coletiva à imprensa, realizada na madrugada desta sexta-feira (02/04) ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.
Caiado destacou que apenas a primeira aplicação não é suficiente para a proteção total da população. “A segunda dose, sim, é capaz de fazer com que o organismo suporte o ataque do vírus”, disse o governador
Governo distribui remessa de vacinas contra a Covid-19 para cidades goianas
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), providenciou a entrega das 266,8 mil doses da vacinas contra a Covid-19 para este sábado (03/04). Os caminhões com os imunizantes sairão para as rotas de entrega às 10h da Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, na capital, com destino às 18 Regionais de Saúde. Goiânia e Aparecida de Goiânia já recebem hoje pela manhã as doses.
Essas Regionais, localizadas em cidades estratégicas do Estado, são responsáveis por garantir que as vacinas cheguem, de forma segura, a todos os municípios goianos. Com essa antecipação, as doses recém-chegadas já poderão ser aplicadas pelos municípios imediatamente.
As 266,8 mil doses serão utilizadas, em sua totalidade, para a imunização das pessoas que receberam a CoronaVac há 28 dias e a AstraZeneca, em janeiro. Elas não entram na partilha dos 5% destinados às forças de segurança e também não se destinam à primeira aplicação de nenhuma outra faixa etária.