Goiânia recebe entre os dias 28 e 30 de novembro, o 1º Congresso Internacional de Neurociência e Reabilitação. O objetivo do evento, realizado pelo Instituto Neuronus, é promover a troca de experiências sobre as novas perspectivas de diagnóstico, intervenções e tratamentos no processo de reabilitação cognitiva, funcional e social, a partir de uma visão multidisciplinar.
A ex-ginasta e atleta olímpica Laís Souza será uma das palestrantes do Congresso.
Segundo a organização, o evento contará com uma programação que envolve 18 eixos temáticos, divididos em 50 palestras, sete conferências magnas, apresentações de trabalhos científicos, exposição, cursos e networking. As palestras serão ministradas por pesquisadores e conferencistas de destaque nacional e internacional, que irão mostrar como a Neurociência e a tecnologia tem trabalhado para otimizar resultados em reabilitação.
O Congresso é destinado a psiquiatras, neurologistas, fisiatras, psicólogos, neuropsicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, diretores de clinicas e hospitais, profissionais do serviço social, e áreas afins . Também podem participar pacientes, cuidadores ou familiares de pessoas que estão ou precisam de reabilitação
Diferencial
O neuropsicólogo Hercílio Silva Júnior, diretor do Instituto Neuronus e idealizador do Congresso, esclarece ser o diferencial desse evento é o fato de que em Goiânia os presentes vão buscar lançar um olhar global sobre o tema, tratando de vários tipos de reabilitação.
Segundo ele, o que havia até então são congressos direcionados a abordagem de temas específicos, como reabilitação da fala, de partes do corpo etc. “O que nós queremos é lançar um olhar multiprofissional sobre o processo de reabilitação, visto que saúde não é a ausência de doença e sim a melhor forma de tratar suas consequências físico, psico e emocionais”, explica o organizador. “Por isso buscamos trazer para Goiânia os principais estudiosos de cada tema, pessoas que têm feito a diferença nos diversos níveis de reabilitação, seja motora, da fala ou mental”, conclui Hercílio, que também será um dos palestrantes.
Laís Souza
A expectativa é de que um dos convidados do evento que mais despertará interesse público é a ex-atleta olímpica, Laís Souza, que ficou tetraplégica após um acidente de esqui aéreo, quando treinava para as Olimpíadas de Inverno, há cinco anos. Desde então Laís vem conseguindo ótimos resultados em seu processo e terapias de reabilitação.
Em Goiânia ela vai falar sobre sua experiência de superação e as melhores terapias que a levaram a atingir o resultado atual. A palestra da ex-ginasta terá como tema Inteligência Emocional no Processo de Reabilitação e está prevista para as 17h do primeiro dia do congresso.
Goiânia
Goiânia tem se tornado referência em terapias de reabilitação e neurociência, assim como já aconteceu com especialidades como Oftalmologia, cirurgia pediátrica e tratamento de câncer. Isso porque, motivado pelo campo de atuação e pesquisa propiciado pela inauguração e solidificação do nome do CRER – Centro de Recuperação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo, muitos profissionais têm se especializado e desenvolvido estudos na área.
Para a organização do Congresso Internacional de Neurociência e Reabilitação, a realização do evento é uma coroação dessa nova realidade em saúde.