Arte, cultura e diálogos temáticos são os impulsionadores do Nômades Grupo de Dança e da Associação Cultural Criativa, que trazem para o cenário goiano mais uma edição do “Dança em Redes – Encontros de Dança”. O evento ocorrerá de 15 a 21 de junho, em locais e horários distintos, e contará com a realização de oficinas, painéis criativos, ensaio aberto com grupos e artistas locais, nacionais e internacionais, apresentações de espetáculos e uma rodada de negócios em dança (modalidade que o diferencia de outros festivais).
A edição deste ano contará com apresentações de grupos de dança nacionais e internacionais e receberá programadores culturais de vários lugares do mundo, como Armando Pekeno e Michelle Brown, da França, José Aviles – Peru, Stephanie Garcia – México, Andrea Salazar – Uruguai, Cristina Castro – Bahia, e Marcelo Zamora – São Paulo, Peter Hay – Estados Unidos. Também confirmaram presença Sacha Witkowski, do Núcleo de Fomento da SEDUCE, e Edelweiss Vieira, da SECULT, que participarão de um debate sobre políticas públicas para dança. O evento receberá ainda a X Jornada de Dança da Bahia, que ofertará uma oficina de dança moderna e uma apresentação de dança.
A primeira edição do evento ocorreu em 2016 e o projeto permanece inserido nos movimentos de redes de dança pelo Brasil e pelo mundo, criando alternativas para o desenvolvimento da dança ao conectar artistas, grupos, cias, programadores e gestores culturais internacionais e locais com o público.
A iniciativa conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia, da Prefeitura de Goiânia, Centro Cultural da UFG – PROEC, Vila Cultural Cora Coralina e Espaço Sonhus.
O gestor do Nômades Grupo de Dança e um dos idealizadores do projeto, William Bernardes, conta que a proposta é promover um evento capaz de ligar em redes as cadeias produtivas de dança, possibilitar a circulação de obras e artistas locais, nacionais e internacionais para outros países, além de permitir o contato e o fomento com as redes rumo a internacionalização da dança e sua resistência artística.
{nomultithumb}
15/6 – Sala de Ensaio Espaço Sonhus
9h às 12h
14h às 17h
16/6 – Espaço acima da Vila Cultural Cora Coralina e Teatro do Espaço Sonhus
18/6 – Vila Cultural Cora Coralina e Centro Cultural UFG
19/6 – Vila Cultural Cora Coralina e Centro Cultural UFG
20/6 – Vila Cultural Cora Coralina, Centro Cultural UFG e Praça Universitária Setor Leste Universitário
20h às 22h – ENSAIOS ABERTOS COM GRUPOS E ARTISTAS LOCAIS:·
21/06 – Vila Cultural Cora Coralina