Foi lançado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte, a 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2017). Trata-se do maior evento multiesportivo da América Latina. Os jogos serão realizados entre os dias 18 e 29 de outubro em Goiânia. A cidade foi escolhida devido a boa estrutura existente.
A 66ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros contará com as modalidades: futsal, handebol, vôlei, basquete, esportes eletrônicos, judô, taekwondo, atletismo, tênis de mesa, xadrez, badminton, vôlei de praia, basquete 3×3, natação e tênis. No paradesporto, serão contempladas as modalidades natação, tênis de mesa e atletismo. A expectativa é que cerca de 5 mil atletas participem da competição em Goiânia.
Confira a reportagem em vídeo
{source}
<<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1426768320749786%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>>
{/source}
A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, avalia que um dos objetivos é o incentivo à prática do esporte. A abertura do evento será no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
“É um grande evento que teremos aqui em Goiânia. Vários equipamentos esportivos serão usados, públicos e privados. Os jogos representam um momento importante que estudantes e estão se qualificando para ser profissionais e são atletas, estrelas do esporte, em meio a um mundo com sedentarismo. Goiás tem uma política de incentivo ao esporte”, destacou Raquel Teixeira.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitário (CBDU), Luciano Cabral, além do retorno para a vida dos participantes da competição, também há grande benefício para a cidade de Goiânia, pois ajudará a movimentar a cadeia econômica da cidade.
“Durante o período dos jogos mais de R$ 10 milhões serão aplicados diretamente na economia local. Teremos a rede hoteleira ocupada, o impacto econômico é grande. (…) O estado de Goiás tem condição de receber qualquer mega evento esportivo nacional e internacional, nós fizemos aqui o mundial do ano passado, foi considerado o melhor mundial de futsal já realizado
Luciano Cabral declarou que ainda há o retorno do movimento do esporte. 53% das medalhas que o Brasil teve nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro foi de atletas que passaram pelos jogos universitários.