Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

Goiânia recebe 600 toneladas de resíduos recicláveis com ecopontos

Compartilhar

Em seis meses de funcionamento, a unidade Guanarabara recebeu mais de 600 toneladas de resíduos recicláveis, construção civil e galhos. O índice demonstra a funcionalidade do projeto e o interesse da população para o descarte correto de pequenas quantidades de resíduos. Nesse período, mais de 700 pneus também foram recebidos. 

O Ecoponto Guanabara, localizado entre as ruas GB-5 e GB-6, no Jardim Guanabara II, foi inaugurado em maio de 2018 e chama atenção pelo espaço demarcado por paredes de madeira e caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Neles, o munícipe pode dispor gratuitamente de pequenos volumes de resíduos de construção civil, poda de árvores, móveis, recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e pneus. Essa foi a primeira unidade inaugurada em Goiânia e a Prefeitura trabalha para instalar outras 15 em regiões diferentes da Capital. 

Publicidade


A unidade é administrada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e funciona todos os dias das 7h às 19 horas. Todo material é recebido por agentes de limpeza e controlado por meio do Controle de Transporte de Resíduos (CTR).  Assim que as caçambas enchem, caminhões da coleta seletiva e remoção recolhem os resíduos. O objetivo é sempre manter a organização e higienização do espaço. 

Publicidade

Além de contribuir com o aspecto ambiental, evitando que estes objetos sejam descartados em vias públicas, o Ecoponto contribui com a cadeia produtiva. A Prefeitura de Goiânia mantém uma parceria com 15 cooperativas e todo material reciclável coletado pela Comurg é encaminhado para as mesmas. Já os demais volumes a Comurg encaminha para o Aterro Sanitário. 

Publicidade

O presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, destaca que a unidade, embora esteja instalada na região Leste da cidade, recebe material de todos os moradores da Capital. 

 

Publicidade

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia)

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.