Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

“Goiânia precisa de um gestor que olhe para o futuro e deixe as brigas políticas”, diz Vanderlan

Compartilhar

O candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PSB, Vanderlan Cardoso, acredita que as desavenças políticas só provocam atraso no desenvolvimento das cidades. “Goiânia precisa de um gestor que olhe para o futuro de deixe de lado as brigas políticas”, disse em referência ao fato de que as cidades da região metropolitana cresceram e a capital “ficou para trás”.

“Nossa capital parou no tempo nestes últimos 16 anos, pois os prefeitos quiseram ser inimigos dos governos estadual e federal, e não dá para ser assim. Não foram instalados polos de desenvolvimento industriais, a geração de emprego e a arrecadação caíram a níveis inaceitáveis para uma cidade com o potencial que Goiânia possui para crescer e ficamos resumidos a uma cidade que não dá mais orgulho para a população”, afirmou Vanderlan.

Publicidade

O candidato afirma que administra com transparência. “Por exemplo, na educação, o orçamento deve ser gerido e definido junto com profissionais da educação. O que vai comprar, onde será investido, quais as prioridades, tudo às claras. Já fiz esse compromisso em Senador Canedo. Na saúde a mesma coisa. Se vai comprar medicamento, os profissionais têm de saber por quanto está sendo comprado, porque a partir do momento que compra bem e paga em dia, todo mundo quer vender. E quer vender pelo preço justo”, explicou.

Publicidade

“Então, trabalho desta forma transparente, não tenho nada a esconder. Então vou cobrar a planilha de custo que compõe o transporte público, tudo às claras. Vocês da imprensa têm que saber, a população têm saber, inclusive o lucro. E eu sou bom com números, difícil alguém me enganar com números”, completou o candidato ao frisar que quem comanda o município é o prefeito. 

Publicidade

Transporte coletivo

“Eu acho que quando fizemos nosso projeto em que uma área pensamos na ajuda a outra, quando firmar as pessoas nas regiões, por meio das regionais, os polos de desenvolvimento, o comércio, já vai diminuir no mínimo em 30% a superlotação dos ônibus”, afirmou Vanderlan.

O candidato do PSB à prefeitura lembrou que ações como a conclusão do BRT e faixas exclusivas de ônibus a prefeitura deve assumir de fato e não deixar com as empresas os terminais de passageiros, por exemplo. “Assumir, é isso que eu vou fazer enquanto prefeito de Goiânia. Isso é renda, isso é dinheiro”, destacou.

Publicidade

“Devemos chamar os empresários que queiram investir nestes locais, fazer pequenos shoppings nos terminais, oferecendo para o usuário segurança, banheiros limpos e renda para a prefeitura, já que ela vai ter participação nos alugueis destes espaços, que podem ser lojas, lanchonetes, que vão gerar conforto e também renda e emprego para população”.

Vanderlan lembrou que os contratos do transporte coletivo existem para que as empresas cumpram sua parte e a prefeitura cumpra a dela. “As empresas não cumprindo, a prefeitura tem que procurar empresas que queiram cumprir. Se você pegar um contrato de concessão com empresas é tanta regra, que são colocadas para serem cumpridas. Assim todos saem ganhando e há um transporte de qualidade. Mas quando não há essa fiscalização, a CDTC só se reúne uma vez ao ano para definir tarifa não vai funcionar”.

Administrações Regionais

“Primeiro que não vai haver disputa com vereadores já que critérios para escolher as regionais serão técnicos. Não teremos nessas administrações pessoas políticas, até mesmo para não concorrerem com vereadores. As regionais e os pontos de administrações serão um ponto de apoio para o vereador da região, ou seja, vereador de Goiânia de modo geral”, afirmou Vanderlan sobre as administrações regionais, que visam desburocratizar a prestação do serviço pela prefeitura.

A regional, segundo o candidato, vem para atender a população com mais agilidade e também para reduzir os custos da prefeitura, já que os servidores não terão que ficar de um lado para o outro. “Ele vão poder trabalhar mais perto de casa, com mais qualidade de vida, as manutenções como poda de arvore, limpeza urbana, iluminação, manutenção de escolas e praças, tudo será feito pelas regionais. Essa experiência eu tenho, ao contrário do nosso adversário que aprovou, mas não teve pulso para implantar”, ressaltou Vanderlan.

“Com experiência que temos, o estudo que temos, é que vai baixar os custos significativamente. As máquinas que irão dar manutenção na região noroeste, por exemplo, ao invés de saírem lá da prefeitura ou da Comurg estarão no pátio da própria regional. Então, em caso de qualquer emergência a máquina já estará ali próxima”, explicou o candidato do PSB.

Vanderlan ainda frisou que os servidores estarão mais perto de casa. “Além disso, melhorará o fluxo do trânsito e até nos ônibus, já que serviços como liberação de alvarás, licenças, o que não for resolvido online (já que temos um projeto inovador nessa área), estarão disponibilizados ali próximo a sua casa. Iremos desafogar muito o transporte coletivo com essas regionais”, confirmou. 

Publicidade