A prefeitura de Goiânia recebeu hoje, 27, nove ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Goiânia. Agora o Samu passa a contar, a partir de agora, com 24 veículos, sendo quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), 13 de Suporte Básico (USB), cinco para transporte de pacientes e duas reservas técnicas. O secretário de Saúde, Fernando Machado destacou que duas das novas viaturas estão equipadas para realizar resgates em áreas de difícil acesso – como estradas de terra e zonas rurais da região metropolitana.
Componente da Rede de Atenção às Urgências, o Samu 192 tem contribuído para a redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro no país. As ambulâncias que se encontram, temporariamente, no pátio do departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses não estão mais em condições de uso.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia já iniciou o processo de desfazimento das viaturas para o Ministério da Saúde que, após receber o termo de devolução, fica responsável por decidir o destino das unidades móveis. Esses veículos começaram a dar problemas em abril deste ano, quando teve início a desativação.