A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia promove, na próxima quinta-feira, 18, campanha de imunização contra o vírus sincicial respiratório (VSR), agente responsável por causar doenças respiratórias em recém-nascidos e bebês de até dois anos de idade.
A aplicação da vacina contempla, na primeira dose, 40 crianças que solicitaram o recebimento da mediação em avaliação com pediatras, e acontece a partir das 08h, na Farmácia de Medicamentos Especiais, localizada na Vila Viana. Crianças hospitalizadas serão imunizadas nos próprios hospitais.
No dia da vacinação, é obrigatório levar certidão de nascimento e caderneta de vacinação. Os bebês irão receber cinco doses, sendo uma por mês, de fevereiro a junho. No momento da imunização, será permitida a entrada de apenas um acompanhante por criança.
Responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias de março a julho, o VSR tem como anticorpo de maior eficácia o Palivizumabe, comprovado em bebês prematuros e crianças menores de dois anos com displasia broncopulmonar ou cardiopatias congênitas hemodinamicamente significativas. A aplicação do medicamento, em Goiânia, é de responsabilidade da Gerência de Assistência Farmacêutica.
Karla Roldão, gerente da unidade, explica que a manipulação é feita por “profissionais comprometidos com o uso racional dos medicamentos, minimizando as infecções, crises e otimizando a qualidade de vida do paciente nessa estação do ano”. Ela explica, ainda, que se trata “de um medicamento de alto custo, adquirido pelo Ministério da Saúde e administrado pelos farmacêuticos da rede municipal de saúde”.
A aplicação da Palivizumabe, será realizada com os devidos protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus, por escalonamento de horários por ordem alfabética, da seguinte forma:
· 08h: crianças com nomes iniciados pelas letras A a D
· 09h: crianças com nomes iniciados pelas letras E a H
· 10h: crianças com nomes iniciados pelas letras I a N
· 11h: crianças com nomes iniciados pelas letras O a Y