A prefeitura de Goiânia fará uma nova licitação que vai permitir a troca de toda a iluminação pública atual por lâmpadas de LED. Atualmente, a cidade tem 180 mil pontos de luz, dos quais a maioria tem lâmpadas de mercúrio e de sódio. A ideia é que todas essas sejam substituídas.
Segundo o secretário Fausto Sarmento, da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), já há algumas regiões em Goiânia com lâmpadas de LED. Contudo, a universalização da nova iluminação se dará apenas após a licitação.
“Com a vigência dessa nova licitação, vamos iniciar a substituição de todas essas lâmpadas por lâmpadas LED. Temos colocado em alguns locais, mas não temos feito na cidade toda nas operações rotineiras”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia.
Além da nova iluminação, a capital também deve ganhar um Centro Operacional para gerenciar todo o sistema. “Será um sistema de gestão que vai nos permitir um controle mais efetivo da iluminação e um conhecimento de todas as falhas, de todas as eventualidades que ocorram”, afirma Sarmento. “(O centro) Vai permitir medir o consumo de cada uma das luminárias. É um sistema moderno, efetivo. A gente tem certeza que haverá grande economia para o município na conta de energia”, completa.
De acordo com o secretário, a licitação é de grande porte e, portanto, exige audiências públicas, que se iniciam na próxima semana. A Seinfra vai ouvir as ponderações e, só depois, lançará o edital.