A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia planeja testar 9,5 mil pessoas para diagnóstico da covid-19 nesta semana com o teste rápido de antígeno. As ações de testagem ocorrerão na quarta (11), sexta-feira (13) e sábado (14).
O teste é voltado para pessoas assintomáticas e visa quebrar a cadeia de contágio do coronavírus, isolando eventuais contaminados.
Haverá nove pontos na capital, sendo três na quarta-feira, quatro na sexta-feira. No sábado, os pontos de teste serão o Parque Mutirama e o Zoológico de Goiânia.
Também foi ampliado o público que pode ser testado. Antes, crianças a partir de 12 anos poderiam ser submetidas ao exame de antígeno. Agora, qualquer indivíduo com cinco anos ou mais pode fazer o teste.
O agendamento para quarta-feira será liberado no site da Prefeitura de Goiânia nesta terça-feira (10) e para a testagem de sexta-feira, as agendas serão disponibilizadas à população na quinta-feira (12). “Disponibilizaremos 1,5 mil testes na modalidade pedestre, por agendamento, demanda espontânea e drive-thru na sexta-feira”, comenta o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso.
Na quarta-feira, como relata o secretário Pedroso, serão 3 mil testes e o atendimento será para pessoas dos distritos Oeste, Norte e Sul. Na sexta-feira, os exames vão abranger os distritos Noroeste, Norte e Campinas/Centro, com mil senhas em cada unidade, além do drive-thru que vai atender o distrito sudoeste com 1,5 senhas. Já no sábado, a ação ocorrerá nos Parques Mutirama e Zoológico, com mil senhas cada.