O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado na última quinta-feira (3) aponta que Goiânia está entre as 86,4% cidades do Centro-Oeste que possuem nível de desenvolvimento alto ou moderado. De acordo com o levantamento, a região possui 32 municípios entre os 500 maiores resultados do país.
Goiânia foi classificada em 265ª posição no ranking nacional, com IFDM consolidado 0,8209. O índice varia de 0 a um ponto e classifica os municípios em quatro categorias. Desenvolvimento baixo, de 0 a 0,4; regular, de 0,4001 a 0,6; moderado, de 0,6001 a 0,8; e alto, de 0,8001 a 1.
O levantamento, criado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, acompanha o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e avalia as condições da Educação, Saúde, Emprego e Renda dos municípios. Nesta edição, com dados de 2013, o estudo destaca que o Centro-Oeste nunca esteve “tão próximo dos padrões de desenvolvimento observados nas regiões Sul e Sudeste”.
De todas as cidades do Centro-Oeste, a primeira colocada é Lucas do Rio Verde (MT). Em seguida, Itumbiara (GO), Costa Rica (MS), Três Lagoas (MS), Sinop (MT), Catalão (GO), Chapadão do Céu (GO), Primeira do Leste (MT), Rondonópolis (MT) e Rio Verde (GO). Goiânia (GO) está entre as capitais com melhor pontuação, seguida de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Brasília (DF). A cidade com pior resultado no índice foi Campinápolis (MT).
Em Goiás, Goiânia é a 5ª cidade com melhor avaliação. A primeira colocada no ranking estadual é Itumbiara, seguida de Catalão, Chapadão do Céu e Rio Verde. Em sexto lugar, Jataí. Em seguida, Marzagão, Ceres, Goiatuba e Palminópolis.