Dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada afirmaram queda no preço de carros. Justificativa seria o impacto do programa de descontos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sob os preços dos automóveis novos, que caíram 2,76% em junho, na maior redução em 11 anos no Brasil.
Apesar da queda de 2%, Goiânia foi uma das capitais com maiores deflações acima da média, registrando -4,14%, atrás apenas de Fortaleza (-5,08%), Rio Branco (-4,94%) e Aracaju (-4,17%). Depois de Goiânia aparece Rio de Janeiro (-3,80%). O menor recuo, das 16 capitais que apresentaram queda nos preços foi em Curitiba (-1,40%).
O programa de descontos do governo Lula para os carros de até R$ 120 mil entrou em vigor no início de junho, com duração de um mês. O governo federal, por meio do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), informou que, pelo menos, 125 mil unidades tenham sido vendidas com descontos.A
Além dos carros novos, os automóveis usados também mostraram redução de preços no IPCA de junho. Nesse caso, a queda foi de 0,93%, a maior desde julho de 2017, quando a baixa também havia sido de 0,93%.
Apesar de todos esses números, a queda para o consumidor comum, claro, não foi de grande ajuda, já que os descontos dos carros populares foi pontual. Ou seja, se beneficiaram, em maioria, pessoas que já tem muito dinheiro ou empresários do ramo de venda de veículos.