O ranking de “As Melhores Cidades do Brasil 2015” foi divulgado esta semana pela Revista IstoÉ e traz Goiânia como a 7ª melhor cidade do país. Para o prefeito Paulo Garcia, isso se dá ao trabalho coletivo. “A posição de Goiânia no levantamento é um reconhecimento ao trabalho da nossa gestão. É um prêmio a cada servidor e servidora, cada secretário municipal e, principalmente, um presente à população”, afirmou o gestor.
A capital também foi considera a 1ª da região Centro-Oeste, levando em consideração os outros 5.565 municípios brasileiros. O levantamento foi realizado a partir de informações das Prefeituras, que foram fornecidas aos Ministérios. “Isso revela que as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo estão no caminho certo”, avaliou Paulo Garcia.
No entanto, o prefeito entende que é preciso continuar “atuando forte” para que a capital seja reconhecida mundialmente em relação ao desenvolvimento sustentável. “Goiânia tem um protagonismo internacional. Nós temos participado de fóruns em todos os continentes, e Goiânia é sempre citada como um bom exemplo de cidade sustentável”, comentou.
Para o coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Goiânia e presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Nelcivone Melo, as atuais ações da administração municipal estão alterando e resgatando hábitos culturais necessários para a boa convivência. “As pessoas vão ali, interagem, conversam, brincam, andam de bicicleta, de patins. Então, isso é muito importância para a convivência na cidade”, disse.
Algumas dessas ações são as implantações de ciclofaixas, parklets permanentes ou temporários em diferentes áreas da capital e projetos como o Domingo no Centro.
O raking “As Melhores Cidades do Brasil 2015” considerou as práticas mais inspiradoras da gestão municipal. Ao todo, foram mapeadas 5.565 municípios brasileiros e seus respectivos indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais.