Será iniciada nesta sexta-feira (17) a distribuição de merenda escolar para mais de 107 mil alunos da rede municipal de ensino de Goiânia. Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), a entrega obedece etapas distintas, com cronograma organizado para evitar aglomerações.
Os alimentos seguem orientação de nutricionistas da SME e serão entregues em kits às famílias, nas 377 instituições vinculadas a rede municipal de ensino.
No total, 107.711 kits serão distribuídos, sendo um por criança, em horários agendados e previamente comunicados às famílias. Inicialmente, são priorizadas aquelas que apresentem vulnerabilidade social, contemplando-as com os kits montados com gêneros existentes no estoque das instituições. O levantamento das famílias fica a cargo de cada instituição e o número de atendimentos depende da quantidade estocada de alimentos.
Os demais kits serão montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), depositados diretamente para a instituição. A aquisição segue as regras determinadas pelo programa, com destaque para a cotação em pontos de comércio local. A operação será realizada pelo pessoal administrativo das instituições, com apoio de equipe técnica da SME.
Os funcionários envolvidos nas entregas recebem equipamentos de proteção individual fornecidos pela instituição. As entregas seguem cronograma estabelecido no intuito de evitar aglomeração. As famílias serão contactadas pelas respectivas instituições, recebendo a informação detalhada sobre o atendimento. Apenas um membro da família responsável pelo aluno deve comparecer no dia e horário determinados, levando documentos pessoais.
Regras
Os alunos matriculados na Rede Municipal são, em sua totalidade, atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Na última segunda-feira (13), o FNDE emitiu resolução regulamentando a aquisição e distribuição de merenda durante o período de emergência. A mencionada resolução autoriza a distribuição de kits aos alunos por período em Estados e municípios. Em atendimento à legislação específica do Pnae , foi necessário aguardar as orientações que regulamentassem essa distribuição.