Publicidade
Destaque 2
| Em 4 anos atrás

Goiânia deve dar andamento à imunização contra Covid nesta terça-feira (9)

Compartilhar

O superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Teles, afirmou estar prevista para esta terça-feira (9), a continuidade na vacinação contra Covid-19 em Goiânia, para idosos acamados e, se possível, à população acima de 85 anos e trabalhadores da área da saúde. A informação foi passada durante entrevista ao Jornal Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, na manhã desta segunda-feira (8).

LEIA TAMBÉM: Nova fase da imunização em Goiânia terá início nesta terça-feira (9) em nove pontos da cidade; veja os locais

Publicidade

De acordo com Yves, o estado irá repassar, ainda hoje, novas doses da vacina e a intenção é imunizar a população acamada, em sua residência, a partir de amanhã. “A intenção é já começarmos amanhã a vacinação aqui no município. Então, nós temos a população de acamados, acima de 60 anos, que serão imunizados no ambiente domiciliar. E, dependendo do quantitativo de doses que Goiânia irá receber, nós também já iniciaremos a vacinação essa semana para a população acima de 85 anos” explicou.

Publicidade

Um pouco mais tarde ainda nesta segunda-feira (08/02), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, afirmou que a imunização para idosos acima de 85 anos terá início na próxima quarta-feira (10), em sete escolas do município, além dos drive-thrus localizados no Shopping Passeio das Águas e estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Setor Universitário. Amanhã (09), será dada a largada para idosos que tenham no mínimo 60 anos mas estejam acamados.

Publicidade

“Iniciaremos na quarta-feira, da letra ‘A’ à letra ‘I”. Na quinta-feira, dia 11, da letra ‘J’ à letra ‘N’. E no último dia, sexta-feira, dia 12, os idosos de 85 anos acima vacinam da letra ‘N’ à letra ‘Z’. Lembrando que, caso alguns desses idosos não compareçam no dia, nós poderemos então, caso haja falta, estendermos até o final de semana, para podermos vacinar completamente os idosos de 85 anos a mais”, explicou.

Rogério Cruz afirmou que deseja que este seja “um trabalho de empenho e dedicação”, para que todos os idosos da capital sejam imunizados o mais rápido possível. “É um desejo nosso, estamos lutando para que, o mais breve possível, possamos ter mais doses de vacina, para continuarmos a vacinação na cidade de Goiânia”, ressaltou.

Publicidade

Goiânia já recebeu, até o momento, de acordo com o superintendente de vigilância em saúde, 52.000 doses de vacinas, das quais imunizaram mais de 50 mil trabalhadores da saúde, pouco mais de 75%, e idosos residentes em abrigos. 

“Estamos aguardando um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde para essa segunda remessa, para que possamos também dar continuidade na vacinação dos idosos, bem como imunizar os demais trabalhadores da saúde que ainda não foram imunizados”, ressaltou.

Com relação à determinação do governador Ronaldo Caiado, em priorizar a imunização à população idosa, Yves explicou que Goiânia está vacinando os profissionais da saúde que atuam na assistência ao paciente, conforme orientado no informe técnico do Ministério da Saúde, publicado em janeiro. 

“Esse informe técnico recomenda priorizar os trabalhadores da linha de frente e, após vacinar os trabalhadores que atuam na linha de frente, vacinar os demais trabalhadores que realizam assistência ao paciente. Isso inclui trabalhadores da saúde que fazem consultório clínico e laboratórios, bem como clínicas de diagnóstico”. 

O superintendente explicou que muitos municípios do interior já estão vacinando idosos, porém Goiânia absorveu boa parte da assistência à saúde, nessa pandemia. “A distribuição de doses que nós recebemos não levou em consideração os hospitais de campanha que foram instalados aqui na capital. Com isso atraiu um número maior de trabalhadores. Só os hospitais de campanha, têm mais de 5 mil trabalhadores e, com isso, o quantitativo de doses não foi o suficiente para imunizar os nossos trabalhadores e nem para dar andamento na vacinação da população idosa”. 

Ele afirmou que espera, ainda, a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), para que o cronograma seja seguido. Nós contamos com a parceria e com o entendimento da Secretaria Estadual de Saúde, para o envio de novas doses, para que nós possamos vacinar os demais trabalhadores que prestam assistência e não foram imunizados e, também, iniciar a vacinação da população idosa”, pontuou.

O secretário municipal de saúde, Durval Ferreira Fonseca, concederá entrevista coletiva ainda nesta segunda-feira, para esclarecer detalhes a respeito da estratégia para esta próxima fase da vacinação.

Publicidade