Goiânia conquistou o posto de sétima capital mais alfabetizada do Brasil. De acordo com o ranking do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme o Censo Demográfico 2022, divulgado nesta sexta-feira (17), a capital goiana configura o top 10 na categoria. A cidade está à frente das capitais de São Paulo e Distrito Federal.
No geral, a taxa de alfabetização no Brasil chegou a 93%. No ranking, lideram a lista as capitais do Sul, com Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), respectivamente, seguidas por Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o IBGE, para ser considerada alfabetizada a pessoa deve sabe ler e escrever “pelo menos um bilhete simples” ou uma “lista de compras”, independentemente de estar ou não frequentando escola ou de ter concluído períodos letivos. O levantamento considera o contexto de 163 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais.
Nesse sentido, entre as 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabem ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões, não sabem. Este é o parâmetro mais utilizado para aferir a taxa de alfabetização também em outros países.