Publicidade
Cidades
| Em 7 meses atrás

Goiânia conquista o posto de 7ª capital mais alfabetizada do Brasil

Compartilhar

Goiânia conquistou o posto de sétima capital mais alfabetizada do Brasil. De acordo com o ranking do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme o Censo Demográfico 2022, divulgado nesta sexta-feira (17), a capital goiana configura o top 10 na categoria. A cidade está à frente das capitais de São Paulo e Distrito Federal.

No geral, a taxa de alfabetização no Brasil chegou a 93%. No ranking, lideram a lista as capitais do Sul, com Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), respectivamente, seguidas por Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

Publicidade

De acordo com o IBGE, para ser considerada alfabetizada a pessoa deve sabe ler e escrever “pelo menos um bilhete simples” ou uma “lista de compras”, independentemente de estar ou não frequentando escola ou de ter concluído períodos letivos. O levantamento considera o contexto de 163 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais.

Publicidade

Nesse sentido, entre as 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabem ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões, não sabem. Este é o parâmetro mais utilizado para aferir a taxa de alfabetização também em outros países.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.