Publicidade
Cidades
| Em 1 ano atrás

Goiânia Adiante avança 13% na execução de projeto e implanta 24 mil luminárias de LED na capital

Compartilhar

A Prefeitura de Goiânia avançou em 13% na execução do projeto de troca das lâmpadas de sódio por LED e já implantou 24 mil luminárias novas nas ruas da capital. A ação faz parte do programa de investimentos Goiânia Adiante, e está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

De acordo com o último levantamento da Seinfra, Goiânia possui 180 mil pontos de iluminação pública. Dos R$ 1,7 bilhão destinados ao programa Goiânia Adiante, R$ 300 milhões foram voltados à modernização do parque luminotécnico de Goiânia, o que vai gerar economia de até 40% aos cofres públicos.

Publicidade

Conforme o prefeito Rogério Cruz, o projeto prevê a troca de lâmpadas em toda a capital. “Esse é um projeto muito importante para nossa capital. O objetivo é alcançar todos os bairros, promovendo segurança e qualidade aos cidadãos. Onde houver uma rua habitada e com postes, nos iremos levar esse benefício”, afirma Cruz.

Publicidade

Andamento

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, a intenção é contratar, no próximo semestre, mais 100 eletricistas de forma temporária para dar celeridade aos trabalhos de iluminação.  “Esse projeto é realizado por servidores da própria Seinfra, que já implantaram mais de 24 mil luminárias de LED em todo município, o que representa o percentual de 13%. Estamos preparando uma licitação para contratação de uma empresa que será responsável pela conclusão desse objetivo”, detalha.

Publicidade

Segundo relatório feito pela pasta, 22 locais, incluindo praças, avenidas e rodovias já contam com a nova iluminação, inclusive, a Rodovia GO-060. A administração municipal, com a finalidade de promover mais segurança e conforto aos romeiros, realizou a substituição de todos os pontos de iluminação convencional por luminárias em LED, ao longo da via, no perímetro urbano de Goiânia.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.