Destaque

Goiânia: “a questão do transporte coletivo é fazer valer o que está no contrato”, diz Manu Jacob

Manu Jacob (PSOL) vai às urnas  nesta eleição de 2020  disputar o pleito à prefeitura de Goiânia, levar suas convicções progressistas   e se opor às bandeiras liberais e conservadoras do espectro da direita. Em seus discursos, Manu não esconde nem  seu viés político e  nem sua busca pelo que acredita de políticas sociais. Ao Diário de Goiás, a mestre em Educação Básica pela UFG conta quais são seus objetivos e sonhos  políticos  para administrar uma capital como Goiânia.

 Manu diz  que  há vários pontos em seus projetos a serem apresentados e colocados em prática, se vencer a eleição. A pré-candidata diz que pretende mostrar  um projeto anticapitalista,  pois segundo ela o mesmo explora a vida e as relações de trabalho que existem na cidade.  “Sobre o foco da campanha é que temos alguns pilares que sustentam o programa que vamos apresentar para a nossa cidade. Sendo primeiro o programa anticapitalista da nossa cidade, pois o mesmo explora a vida e as relações de trabalho que existem na nossa cidade. Então a medida que formos apresentando as politicas pós-pandemia será pensado nessa direção, principalmente para as pessoas que mais precisam. E temos também um outro pilar da nossa campanha, no qual enfatizamos a campanha antirracista, todo esse debate racial está presente nas relações de trabalho, nas relações de poder e gênero. O nosso país é considerado um país racista, que discriminam as pessoas pela  cor da pele. E um outro pilar da nossa campanha é o feminismo, pois isso é uma face de igualdade e não é o contrário de machismo”, acrescenta a pré-candidata.

À reportagem, Manu falou também sobre um dos temas  polêmicos em Goiânia, que é  o transporte coletivo. De acordo com ela, é preciso fazer as empresas cumprirem o que está no contrato. “A questão do transporte coletivo é fazer valer o que está no contrato, pois hoje nem o que está no contrato está sendo executado. Isso em relação à frota, à segurança dentro do transporte coletivo, da construção de pontos de ônibus que não tampa nem de sol, nem de chuva. Em relação também ao próprio salário dos motoristas de ônibus e o preço da passagem. Portanto  a qualidade do transporte coletivo que está prevista no contrato nem isso as empresas cumprem”, afirma Manu.

Sobre o espaço das mulheres nesta eleição, Manu critica a visão  machista e conservadora de parte da sociedade e fala sobre as duas pré-candidatas que tiveram suas candidaturas retiradas por falta de apoio.  “As mulheres  saem prejudicadas nesse cenário, sim, nós somos mais de 50% do eleitorado e existem pautas específicas das mulheres e que não são colocadas em plenário por causa de uma visão machista e conservadora da política e da sociedade. Vimos nos últimos dias um descarte de candidaturas de várias  mulheres em detrimento de apoio de candidaturas de pessoas  que já estão aí no poder”, diz Manu.

Thiago Humberto

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024