Publicidade
Variedades
| Em 1 ano atrás

Gilmar Mendes autoriza exibição do “Linha Direta” sobre o caso Henry Borel

Compartilhar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, autorizou a exibição do programa “Linha Direta”, na TV Globo, sobre o caso do menino Henry Borel. O programa havia sido vetado pela Justiça do Rio de Janeiro, mas, com a decisão poderá ser exibido nesta quinta-feira (18).

O programa vai retratar o caso do menino de 4 anos que foi assassinado em 2021. Na ocasião, foram encontradas 23 lesões no corpo do garoto, após necrópsia do Instituto Médico-Legal (IML). O padrasto, Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, e a mãe Monique Medeiros, são acusados pela morte da criança.

Publicidade

Reviravoltas na decisão

Conforme o entendimento da 2ª Vara Criminal do Rio, a exibição do programa poderia prejudicar o julgamento do júri sobre o caso. A alegação da Justiça foi de que a atração seria “contrária ao interesse público”, já que poderia afetar o princípio da imparcialidade.

Publicidade

Após ter o programa vetado, a defesa da TV Globo entrou com reclamação no STF. A argumentação foi pautada na alegação de que houve “censura prévia à atividade jornalística”.

Publicidade

No entanto, Mendes foi favorável à exibição do programa. O ministro atestou que a liberdade de expressão e da imprensa são fatores essenciais para o desenvolvimento da democracia. Portanto, o programa poderá ser exibido nesta quinta-feira (18).

O ministro também ressaltou que não era papel do Estado impedir ou não a exibição da atração. “A liberdade de expressão, enquanto direito fundamental, tem, sobretudo, um caráter de pretensão a que o Estado não exerça censura. Ressalvados os discursos violentos ou manifestamente criminosos, não é o Estado que deve estabelecer quais as opiniões ou manifestações que merecem ser tidas como válidas ou aceitáveis”, acrescentou Mendes. 

Publicidade

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.