O general do Exército estadunidense Lloyd Austin foi escolhido pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para se tornar o primeiro secretário de Defesa negro da história do país. O militar foi líder das tropas no Iraque, em 2003, e também serviu no Afeganistão. Austin tem 67 anos e serviu o Exército por 40 anos. A informação foi confirmada pela redes CNN e ABC.
Como nos EUA o nome do chefe da Defesa precisa ser aprovado pelo Senado, o general terá de esperar esse processo. Sendo aprovado, Austin comandará o maior exército do planeta.
De acordo com a agência de notícia AFP, Austin é formado pela Academia Militar de West Point e seguiu uma carreira com várias atribuições, como liderar pelotões, comandar grupos de logística e supervisionar recrutamentos até postos de alto escalão no Pentágono.
O general assumiu o comando do Centcom em 2013 e esteve à frente da luta contra o grupo Estado Islâmico (EI). Substituiu também no posto Jim Mattis, que foi secretário de Defesa do presidente republicano Donald Trump entre 2017 e 2019.
Ainda de acordo com a AFP, o presidente eleito Joe Biden ainda não confirmou o nome do militar até o fechamento deste texto.