As gêmeas siamesas Maria Clara e Maria Eduarda, de quatro meses, serão separadas nesta quinta-feira (9), no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. A cirurgia está marcada para as 7h. As meninas são unidas pelo abdômen e compartilham o fígado. Maria Clara e Maria Eduarda chegaram em Goiânia em 13 de julho para serem monitoradas pela equipe do HMI, liderada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil.
Cerca de 15 profissionais vão acompanhar a cirurgia, entre cirurgiões, anestesistas, ortopedistas, médicos intensivistas, pediatras, enfermeiros, etc. A previsão é de que a cirurgia dure aproximadamente cinco horas.
“Mesmo compartilhando apenas o fígado, sabemos que a cirurgia é complicada. Mas entreguei nas mãos de Deus e tenho fé que tudo irá sair como o planejado, para que logo possamos voltar à Salvador e matar a saudade da família inteira”, disse a mãe das meninas, Denise Borges Oliveira.
As gêmeas nasceram em Salvador e foram internadas pela primeira vez no HMI em 10 de agosto deste ano. Em 24 de agosto, as meninas foram internadas novamente para tratar de uma infecção urinária na Maria Clara. Deste então, aguardam a liberação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica para definir a data da cirurgia de separação.