Categorias: Cidades

Garagistas fazem novo protesto contra ações do DETRAN

Cerca de 300 lojistas da área de revenda de automóveis realizaram nesta segunda-feira (7) uma manifestação contra as recentes medidas adotadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), entre elas a adoção de uma certidão negativa para transferência de veículos.

Os garagistas alegam que as ações têm afetado o comércio de veículos. O comerciante Marcelo dos Santos, afirmou que uma alternativa seria o CPF não fosse utilizado para uma possível restrição, mas sim o veículo.

“Aqui tem mais de 300 pessoas nesta manifestação. Eram pessoas que poderiam estar fazendo transferências. A altura deste mês, há um tempo, há três anos você não conseguiria entrar no Detran, porque havia uma grande fila de pessoas fazendo transferência. Hoje a situação é completamente diferente”, afirma.

Já o comerciante Marcelo Alves explicou que teve uma moto roubada e o Detran não permite que ele faça movimentações por conta de pendências no veículo.

“O Detran está causando prejuízo a população goiana. Tive uma moto roubada em 2013, e até hoje está gerando um débito de pouco mais de R$ 900. Resolvi consultar meu CPF. Me dissera que se recuperar a moto eu tenho que pagar. Eu tenho que pagar, sendo que fui lesado e o Estado não me deu Segurança? “, questiona.

Resposta

A Diretoria do Detran-GO informou por meio de nota que o órgão atendeu por várias vezes representantes dos revendedores de veículos. Nessas reuniões, foram negociados prazos e condições que foram cumpridas pelo Detran e pela maioria da categoria formalmente regulamentada. O Departamento de Trânsito, classificou o protesto desta segunda como intempestivo.

Recomendação MP

Quanto à recomendação do MPGO, o Detran informou que não será acatada. O Departamento alega tem uma interpretação diferente da apresentada nos argumentos da recomendação. Para o Detran-GO, a portaria não legisla sobre trânsito, sendo apenas uma medida administrativa-financeira que valoriza os usuários adimplentes.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) recomendou a suspenção da exigência de certidão negativa de débitos dos usuários para serviços relacionados ao setor de veículos.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024