Publicidade
Destaque 2
| Em 4 anos atrás

‘Fura-fila’: desta vez teria sido o secretário de Saúde de Nova Veneza a tomar a vacina

Compartilhar

O secretário de Saúde de Nova Veneza, Deijar José do Carmo, 59 anos, teria passado na frente de cerca de duzentos idosos do município que aguardam para receber uma dose da vacina contra a covid-19. Até o fechamento deste texto, Deijar não havia explicado o porquê recebeu o imunizante, já que a rigor não faz parte do grupo de risco definido pelos planos nacional e estadual de imunização.

O secretário teria confirmado ao Metrópoles que havia tomado a vacina, contudo não deu detalhes do parâmetro que usou para ser vacinado, inclusive, antes de vários idosos.

Publicidade

“A responsável pelas vacinas na cidade vai explicar melhor”, sintetizou o secretário de Saúde.

Publicidade

Já a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Cássia Leão Ramos, tentou explicar o porquê o secretário fora vacinado. Ela garantiu que ele não tomou a vacina devido ao cargo que ocupa.

Publicidade

“Ele é a única pessoa fora do parâmetro que foi vacinada, não pelo cargo de secretário, mas pelas atividades que está exercendo com a equipe de fiscalização nas ruas”, explicou Cássia.

Este foi o mais recente caso de fura-fila pela vacina contra a covid-19 em Goiás. O Ministério Público vem investigando denúncias em alguns municípios do estado e responsabilizando os envolvidos. Na manhã deste domingo (7/2), o govenador Ronaldo Caiado (DEM) recebeu mais 77,8 mil doses da vacina CoronaVac e disse que agora não haverá ninguém furando fila para tomar vacina.

Publicidade

“A nossa Secretaria de Saúde já tem cada município mapeado de acordo com o número de pessoas acima de 90 anos de idade, acima de 85 anos de idade e assim sucessivamente. Então será encaminhado dentro daquilo que é o levantamento específico dos municípios e exigindo que seja cumprido desse novo ordenamento, ou seja, não tem agora nenhuma prioridade que não seja a faixa etária, ou seja, primeiro as pessoas acima de 90 anos, depois de 85 anos e assim sucessivamente. Não tem ninguém que vai furar fila nesse processo. Nós temos que seguir a ordem”, enfatizou Ronaldo Caiado em entrevista coletiva logo após receber os imunizantes, no Aeroporto de Goiânia.

O chefe do Executivo disse também que é uma prioridade de seu governo impedir que pessoas furem a fila da vacinação e que está diariamente em contato com o procurador-geral de justiça discutindo medidas para inibir novos casos de pessoas entrarem na frente para se vacinarem.

“Nós estamos trabalhando fortemente em parceria com o Ministério Público, eu tenho despachado quase diariamente com o procurador-geral de justiça, Aylton Vechi, e isso tem sido cobrado em cada município, promotor querendo saber, vereadores também acompanhando e denunciado os fatos, como vimos há poucos dias a situação em Iporá, então cada momento nós temos que ter atenção e situação como essa nós temos que mostrar que as pessoas estão atentas e o cidadão comum mesmo, vocês viram que muitos casos são as pessoas que ficam ali vigiando e nos informando”, concluiu o governador.

O Diário de Goiás está em contato com o prefeito de Nova Veneza, Costa (DEM), para ele comentar o caso e atualizará a matéria assim que houver um retorno por parte do político.

Após receber mais uma remessa de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, neste domingo, Ronaldo Caiado disse que estas novas doses serão usadas em cerca de 39 mil pessoas, já que é preciso tomar duas doses para ficar imune ao vírus. O governo informa ainda que somando-se às demais vacinas que ainda estão na SES, será possível, agora, vacinar todas as pessoas com 85 anos de idade.

Publicidade