Notícias do Estado

Fundador da Ricardo Eletro e filha são presos suspeitos de sonegação fiscal

O fundador e ex-acionista majoritário da rede Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, foi preso na manhã desta quarta-feira (8), em São Paulo. A filha dele, Laura Nunes, foi presa na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ambos são investigados em uma operação que combate sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Minas Gerais.

A força-tarefa composta pelo Ministério Público de Minas Gerais, Receita Estadual e Polícia Civil também emitiu mandado de prisão para o diretor superintendente da Ricardo Eletro, Pedro Daniel Magalhães, em Santo André. A ordem ainda não havia sido cumprida até a última atualização. Rodrigo Nunes, irmão de Ricardo, é alvo de um mandado de busca e apreensão.

A investigação da força-tarefa apontou que cerca de R$ 400 milhões em impostos foram sonegados ao longo de mais de cinco anos. Segundo o delegado Vitor Abdala, ele “se apropriou indevidamente do tributo” e viu seu patrimônio pessoal crescer.

A operação cumpre três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Documentos, computadores e celulares foram apreendidos. A Secretaria de Fazenda mineira alega que a empresa omite recolhimento de ICMS há quase dez anos. Também foi determinado o sequestro de bens imóveis de Ricardo, avaliados em cerca de R$ 60 milhões, para ressarcis o estado de Minas Gerais.

Em nota, a Ricardo Eletro esclareceu que Ricardo Nunes e seus familiares não integram o quadro societário da empresa desde 2019.

Investigação

Conforme a investigação, a rede cobrava dos consumidores o valor dos impostos embutido no preço dos produtos, mas não o repassava. Os imóveis de Ricardo Nunes estão registrados nos nomes das filhas, mãe e de um irmão. A força-tarefa também apontou que o principal sócio teve crescimento de patrimônio em período concomitante à prática dos crimes tributários, o que é caracterizado como lavagem de dinheiro.

De acordo com o MPMG,  a empresa se encontra em situação de recuperação extrajudicial, sem condições de arcar com dívidas.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024