O IV Fórum Ibero-Americano, que será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, contará com a parceria da Fundação Pró-Cerrado (FPC) e a Rede Pró-Aprendiz (RPA) para discutir políticas públicas para a juventude. O evento, promovido pela Liga Ibero-Americana de Organizações da Sociedade Civil (La Liga), será realizado no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Nesta edição, o Fórum terá como novidade o World Café, também chamado de Café Mundial, que será ministrado pelo consultor de empresas Flávio Mesquita, expert nesta dinâmica. Segundo o cronograma, Flávio Mesquita palestrará no dia 28, das 10h30 às 16h.

Publicidade

O Café Mundial terá quatro focos, sendo Trabalho e Empreendedorismo; Educação Cidadã; Aprendizagem e Jovens; e as Novas Mídias. Os participantes terão a oportunidade de dialogar e discutir propostas voltada à juventude sobre as temáticas.

Publicidade

“Posteriormente, o resultado de cada grupo é compartilhado com os demais e, assim, há o que chamamos de polinização cruzada. Ou seja, as ideia de uma mesa são compartilhadas com os demais, com o grande grupo e todos podem, então, crescer”, explica Flávio Mesquita.

Publicidade

Inteligência coletiva

Essa técnica de compartilhamento é chamada de inteligência coleta. “A dinâmica do Café Mundial é feita a partir do fornecimento de perguntas mobilizadores, ou seja, aquelas que fazem com que as pessoas tratem de assuntos que são relevantes para aquele grupo que está ali reunido”, ressalta o consultor.

Além disso, Mesquita destaca que os assuntos levantados durante a técnica devem ser tratado de maneira que formem novas realidades satisfatórias para atender as individualidades e, principalmente, ao bem comum.

Publicidade

Leia mais:

Publicidade