A Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) e a Frente Parlamentar em Prol do Acesso e do Uso Racional de Tecnologias em Saúde (FPMedTec) promovem, nesta quarta-feira (4), no Senado Federal, um simpósio dedicado a discutir o impacto das novas tecnologias na formação e na prática médica no Brasil. Intitulado “O Futuro da Medicina e a Medicina do Futuro”, o evento reunirá profissionais e pesquisadores de todo o país. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas online.
De acordo com o presidente da FPMed, senador Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas-RR), o simpósio tem como objetivo abrir um diálogo abrangente sobre os benefícios e a segurança do uso de novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial (IA), tanto na formação quanto na prática médica.
“Nós, médicos, não podemos ignorar os avanços e as vantagens proporcionadas por softwares e equipamentos modernos. A cirurgia robótica, por exemplo, é um grande aliado da Medicina. Este evento será uma oportunidade para conhecer as pesquisas e inovações dessa área, além de discutir os desafios e limites éticos de seu uso. Todos são bem-vindos”, destacou o senador.
Durante o simpósio, serão realizados três painéis temáticos: “IA e Estudos In Silico”, “Robótica” e “Manufatura Aditiva e DMs Personalizados”. A Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED), parceira do evento, também apresentará a exposição do robô “Da Vinci”, uma tecnologia de ponta utilizada em cirurgias, que oferece maior flexibilidade e precisão aos médicos por meio de visão 3D.
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente por meio de um formulário eletrônico disponível no seguinte link: https://abre.ai/medfuturo.