A França se classificou para as oitavas de final e, de quebra, encerrou uma série negativa que já incomodava os últimos campeões mundiais. Até o Qatar 2022, a última seleção que defendia o título e conseguiu superar a fase de grupos havia sido o Brasil, há 16 anos, enquanto Itália (2010), Espanha (2014) e Alemanha (2018) se despediram ainda na primeira fase quatro anos após conquistarem o título.
Obviamente, este não é o objetivo final para Didier Deschamps e seus comandados, que esperam superar mais um desafio e seguir adiante na competição. O desafio será a Polônia de Robert Lewandowski. Apesar da derrota por 2 a 0 para a Argentina na última quarta-feira, a seleção avançou na segunda colocação do Grupo C e chegou às oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez desde 1986.
Se não entra como favorita contra Kylian Mbappé e companhia, tentará ao menos repetir o feito da Tunísia, que venceu os atuais campeões do mundo por 1 a 0 na última rodada da fase de grupos. Nesta partida, os franceses entraram em campo com a equipe bastante alterada e já classificados, mas, ainda assim, não mostraram a mesma força que no início do torneio. Será que os poloneses serão capazes de surpreender?
Domingo, 4 de dezembro, às 12h de Brasília (15h de Lisboa, 18h de Doha)
Estádio Al Thumama, em Al Wakrah
A lista de canais de TV e sites de transmissão por streaming pode ser encontrada aqui. Como alternativa, você também pode acompanhar todas as partidas em nosso blog em tempo real.
França: Hugo Lloris; Jules Koundé, Dayot Upamecano, Raphaël Varane, Théo Hernandez; Aurélien Tchouaméni, Adrien Rabiot, Antoine Griezmann; Ousmane Dembélé, Olivier Giroud, Kylian Mbappé.
Suspensos: nenhum
Suspenso em caso de novo cartão amarelo: Jules Koundé.
Polônia: Wojciech Szczęsny – Bartosz Bereszyński, Jakub Kiwior, Kamil Glik, Matty Cash – Przemysław Frankowski, Sebastian Szymański, Krystian Bielik, Piotr Zieliński – Arkadiusz Milik, Robert Lewandowski
Suspenso: Grzegorz Krychowiak.
Suspensos em caso de novo cartão amarelo: Jakub Kiwior, Matty Cash, Przemysław Frankowski, Arkadiusz Milik.
Os dois países já se enfrentaram diversas vezes ao longo da história, com ampla vantagem para a França no confronto direto: oito vitórias, cinco empates e apenas três derrotas.
No entanto, no único duelo em um torneio internacional, na Copa do Mundo FIFA de 1982, na Espanha, foi a Polônia de Antoni Piechniczek que se deu bem, vencendo por 3 a 2 com gols no fim do primeiro tempo e no início do segundo. O triunfo na decisão do terceiro lugar permitiu aos poloneses igualar sua melhor colocação em Copas.
(Conteúdo – Fifa)