O Saneamento Básico Municipal à Luz do Novo Marco Legal estará em discussão em um evento promovido pela Associação Goiana de Municípios (AGM), membros do Fórum das Entidades Empresariais e Fórum Goiano da Habitação no dia 02 de fevereiro. Será a terceira edição do Fórum Goiás de Debate e acontecerá no Teatro Sesc, em Goiânia, de forma presencial e on-line, via aplicativo Zoom e por meio do canal do Youtube da AGM.
Repensando o Saneamento Básico Municipal à Luz do Novo Marco Legal será o tema do evento. Os palestrantes serão Oscar Cordeiro Netto, ex-presidente da ABRHidro e atual diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Percy Soares Neto, diretor executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon); e o advogado Dyogo Crosara. O público-alvo são prefeitos, secretários estaduais e municipais, presidentes de agências municipais de regulação e líderes classistas.
A Saneamento de Goiás (SANEAGO) recebeu o convite para participação nos debates do Fórum Goiás e a presença da empresa está confirmada. O convite foi feito quando as palestras do evento já estavam pré-definidas pelos organizadores, segundo a assessoria da empresa.
“O objetivo do evento será o de conscientizar os gestores municipais sobre os impactos da nova lei, em vigor desde o início deste ano, e que confere importância ao setor de saneamento até então esquecido. Com a nova legislação, haverá mais cobranças em relação à infraestrutura e que passam a ser de responsabilidade dos municípios, que detêm o poder concedente, pois são titulares do serviço de saneamento básico”, explica o superintendente do Secovi, Francisco Lopes.
A primeira palestra será sobre o tema Modelagem e Regionalização no Saneamento, com Percy Soares Neto; a segunda, Aspectos Jurídicos do Contrato de Concessão — primeiros passos municipais, com Dyogo Crosara; e a terceira e última, O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico: regulação dos serviços com vistas à universalização, com Oscar Cordeiro Netto.
Por meio de nota ass entidades organizadoras informam que a Saneago participará do 3º Fórum Goiás de Debate como parceiro e principal responsável pelos investimentos em Saneamento Básico no Estado de Goiás. Acrescentam que o Estado precisa da união dos diferentes agentes para atingir a meta de universalização dos serviços de saneamento em benefício de toda a população.
____________________________________
(Atualizada às 17h40, com correção de conteúdo referente à inclusão da Saneago no debate).