O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a corrida para a reeleição, com 41% das intenções de voto, segundo mostra a pesquisa do Instituto Fortiori, contratada pela TV Serra Dourada, e divulgada nesta segunda-feira (22). Segundo o levantamento, o tucano manteve o mesmo índice da rodada anterior, enquanto Iris Rezende (PMDB) perdeu 3 pontos porcentuais e aparece agora com 23%.
LEIA MAIS: Grupom: A 15 dias da eleição, Marconi tem 49,1% dos votos válidos; Iris 30,1%
VEJA ABAIXO O RELATÓRIO COMPLETO DA PESQUISA
Se as eleições fossem hoje, de acordo com o Fortiori, Marconi teria 50,5% dos votos válidos, o que seria suficiente para a vitória ainda no primeiro turno. Iris tem 28,2% dos votos válidos.
O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, cresceu em relação ao último levantamento, quando tinha 8%e chegou a 10%. Antônio Gomide (PT), manteve os mesmos 6% registrados.
Os demais candidatos não alcançaram um ponto percentual. Os indecisos somam 10%. Brancos e nulos 8%.
Rejeição
O Fortiori também apurou uma rejeição maior ao candidato Iris Rezende: 26% dos ouvidos afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Marconi tem rejeição de 24%, Marta Jane (PCB), de 22%. Alexandre Magalhães é rejeitado por 17% dos ouvidos, Antônio Gomide e Professor Wesley (PSOL) por 16% e Vanderlan Cardoso é o menos rejeitado, por 13%.
Marconi empata na capital e vence nas demais regiões
O governador Marconi Perillo empataria – se a eleição fosse hoje – em Goiânia, tradicional reduto da oposição nos últimos anos, segundo o Fortiori. O tucano teria 32% das intenções de voto, contra 31% de Iris Rezende. Vanderlan Cardoso alcança 14%.
Na região central, que abrange outras cidades, como Anápolis e Aparecida, Marconi registra 39%, contra 17% de Iris Rezende, 15% de Vanderlan e 12% de Gomide.
No entorno e nordeste, a frente do tucano é ampla. Ele tem 48%, contra 14% de Iris, 8% de Gomide e 6% de Vanderlan.
No sul e sudeste Marconi aparece com 45%, Iris com 29% e Vanderlan com 9%. No sudoeste o governador tem 40%, Iris 28%, Vanderlan 5% e Gomide 2%.
Na região noroeste, a vantagem é de 49% contra 26%. Gomide e Vanderlan registram 5% cada.
Na região norte Marconi tem 48% contra 21 de Iris, 6% de Gomide e 6% de Vanderlan.
Simulações de segundo turno
O governador lidera todos os cenários de segundo turno simulados pela pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada. No confronto com o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), Marconi tem 51% das intenções, diante de 35% do peemedebista – vantagem de 16 pontos porcentuais para o tucano.
Numa eventual disputa contra o candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, Marconi tem 58% das intenções, diante de 28% do pessebista. Nesse caso, a vantagem do tucano sobe para 30 pontos porcentuais.
O governador alcança a maior margem de liderança numa eventual disputa contra o candidato do PT, Antônio Gomide. Marconi tem 59% das intenções, diante de 25% do petista – frente de 34 pontos porcentuais.
67% dizem que Marconi vencerá
Para 67% dos eleitores ouvidos pela pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada o governador Marconi Perillo vencerá a eleição para o Palácio das Esmeraldas. Já a vitória do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) é apontada por 13%.
Para 2%, o candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, vencerá a disputa para o Governo de Goiás. Outros 2% dizem que o resultado será favorável ao candidato do PT, Antônio Gomide. Os demais candidatos são citados como vitoriosos por menos de 1% dos entrevistados cada e 15% disseram não saber quem vencerá as eleições de outubro.
O Fortiori entrevistou 1000 eleitores entre os dias 15 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.A pesquisa está registrada no TRE com o número GO-00131/2014.