As fortes chuvas que atingem o estado do Espírito Santo (ES) há mais de uma semana continua provocando estragos e transtornos à população. De acordo com o informe mais recente da Defesa Civil, 4.051 pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas durante o fim de semana.
Nesta segunda-feira (5) a chuva deu trégua, mas ainda assim, a Defesa Civil emitiu um alerta em pelo menos seis municípios do Estado que seguem com risco de deslizamentos. De acordo com o alerta, há um alto risco de movimento de massa nas cidades de Cariacica, Fundão, Viana, Ibiraçu, João Neiva, e Aracruz.
Neste domingo (4), uma barragem se rompeu parcialmente na cidade de Colatina. Segundo a Defesa Civil, o rompimento parcial aconteceu de forma gradual, assim, possibilitou a descarga lenta do volume de água. O local está sendo monitorado.
Segundo a Defesa Civil, no fim da tarde desta segunda-feira (5), ainda tinham 3.889 capixabas fora de suas casas. Durante o fim de semana esse número superou os 4 mil. Entre os que seguem fora de casa, 2.974 estão desalojados, acomodados em casas de parentes e amigos. Outros 918 estão desabrigados e foram levados temporariamente para abrigos municipais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para o perigo potencial de chuvas intensas para 28 municípios do Sul do estado. A previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para esta terça-feira, é que não haja grandes acumulados de chuva no estado.