Depois de uma semana tensa, com protesto da torcida, o Fortaleza deve aliviar a pressão após vencer o América-MG, por 1 a 0, neste domingo à noite, na Arena Castelão, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a primeira vitória do time tricolor em casa e a segunda na competição, dando fim ao jejum de sete jogos, três derrotas e quatro empates. Embora tenha conseguido deixar a lanterna, agora nas mãos do Juventude, ainda ocupa a penúltima posição, com 10 pontos, e está dentro da zona de rebaixamento.
De outro lado, o América-MG vive o seu pior momento sob o comando de Vagner Mancini. Esta foi sua terceira derrota consecutiva e seu quarto jogo sem vitória. Com 15 pontos, em 16 º lugar, começa a se preocupar de vez com a ameaça do rebaixamento. Mesmo porque não ganhou nenhum fora de Belo Horizonte.
Sob pressão, o Fortaleza fez a opção de iniciar o jogo com pressão total em cima do América-MG. Mais do que assustar, o objetivo era marcar um gol para, justamente, garantir a tranquilidade aos jogadores. Apesar da estratégia agressiva, o time cearense não teve reais chances para marcar.
Quando se acertou em campo o América-MG levou perigo. Aos 35 minutos, a defesa saiu jogando errado e o volante Lucas Kal arriscou de longe, exigindo que o goleiro Marcelo Boeck espalmasse para escanteio. Após a cobrança de escanteio, a bola sobrou para voleio de Aloísio e outra grande defesa de Boeck. Além disso, a torcida assustou com a intervenção do VAR que teria visto um possível pênalti de Titi segurando a camisa de Conti, do time mineiro. O árbitro Leandro Pedro Vuaden (RS) entendeu como lance normal.
Mas o Fortaleza acabou premiado por sua disposição ao abrir o placar aos 42 minutos. Lucas Limas, dentro da área, virou o jogo pelo alto e Yago Pikachu apareceu na pequena área para testar de cima para baixo no cantinho direito do goleiro Airton.
Para não dar chance ao azar, o Fortaleza voltou para o segundo tempo mais cauteloso, já esperando o América-MG mais agressivo. O time cearense, porém, reagiu bem à pressão e ainda soube levar perigo nos contra-ataques, tirando aquela liberdade do adversário de apenas atacar.
Sem encontrar o caminho para as infiltrações, restou ao time mineiro arriscar os chutes de longa distância, mas Marcelo Boeck confirmou a excelente fase e não largou uma bola. Os últimos minutos foram tensos, até o apito final e o alívio em campo. Pikachu, por exemplo, se atirou ao campo extasiado.
No meio de semana, o Fortaleza tenta esquecer o Brasileirão para focar nas oitavas de finais da Copa do Brasil. Na quarta-feira acontece o clássico com o Ceará, num jogo que representa mais do que uma simples jogo importante, indo até à rivalidade que move os dois grandes clubes cearenses.
No sábado, dia 25, o Fortaleza vai pegar o Atlético-MG, em Belo Horizonte (MG). O América-MG só estreia nas oitavas de Copa do Brasil no dia 30 diante do Botafogo, no Independência. No final de semana, vai enfrentar o Flamengo, sábado (25), no Rio de janeiro.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 AMÉRICA-MG
FORTALEZA – Marcelo Boeck; Marcelo Benevenuto, Ceballos e Titi; Yago Pikachu, Felipe, José Welison (Ronald), Lucas Lima (Matheus Jussa) e Juninho Capixaba; Moisés (Igor Torres) e Sílvio Romero (Deprietri). Técnico: Juan Pablo Vovjoda.
AMÉRICA-MG- Airton; Raul Cáceres (Patric), Conti, Éder, Danilo Avelar (Índio Ramirez) e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Felipe Azevedo (Pedrinho); Everaldo e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini
GOL – Yago Pikachu, aos 42 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Leandro Pedro Vuaden (RS)
CARTÃO AMARELO Ceballos (Fortaleza)
CARTÃO VERMELHO Juan Pablo Vovjoda (Fortaleza)
RENDA R$ 124.119,00
PÚBLICO 17.709 pagantes
LOCAL Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
(Conteúdo Estadão)