Tem cheiro de disputa eleitoral no ar, ou fora do ar. O senador Benedito de Lira (PP-AL) quis fazer um afago ao reduto e marcou audiência pública da Comissão de Agricultura, que preside, em Maceió, para amanhã. Solicitou cobertura ao vivo da TV Senado e reservou R$ 10,4 mil de seu bolso para pagar o sinal da TV Pajuçara (Record), que faria o link com a TV estatal em Brasília. No Ofício 217/2013, o Senado recusou a transmissão e, revoltado, o parlamentar mandou ontem cancelar a audiência.
Ciumeira
O senador Lira acha que é mando do presidente Renan Calheiros, também pré-candidato ao governo e seu opositor no Estado.
Precedentes
O Senado alegou problemas técnicos e administrativos. Mas já transmitiu audiências remotas de Ana Amelia (PP) no Sul, e Acir Gurgacs (PDT) em Jiparaná (RO).
Volta para Casa
A audiência para Diversificação da Agropecuária no Nordeste, tema do encontro proposto por Lira, será remarcada para Brasília.
Atenção, pelegada!
O Trabalho fará mutirão para resolver 1.800 (!) pedidos de registros de sindicatos que chegaram à pasta nos últimos anos. ‘Vamos arquivar ou dar andamento’, diz o ministro Manoel Dias. ‘E vamos passar a cobrar (documentações), não sermos cobrados’.
Transparência
Em tempo, Manoel Dias vai lançar o Transparência Total na pasta. Reformulará o site do MTE e publicará todos os contratos, licitações, cargos, etc.
Lá e cá
O deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP) visita com comitiva amanhã o laboratório invadido em São Roque (SP), do caso dos cães resgatados. Lembra que na Europa a maioria dos laboratórios não usam mais animais para pesquisas de produtos cosméticos.
Consumidor consciente
Segundo Izar, os europeus deixaram de comprar produtos cosméticos de fábricas que usam cobaias animais. Diz que o Brasil pode criar um selo de empresa legal e consumidor consciente caso não vingue sua lei que proíbe uso de animais em pesquisas.
Cerco judicial
A bancada cristã faz lobby contra Artigo 520 do novo CPC, em que o juiz de 1ª instância terá de seguir jurisprudência de órgão superior (TJ, STJ ou STF) para qualquer assunto. Teme liberação do aborto se colegiado julgar procedente algum caso do tipo.
Alerta
Aos candidatos que trocaram de partido: sucessivos casos descobertos, na lista dos partidos enviadas ao TSE, de dupla filiação (o nome continua no partido anterior). Isso invalida a candidatura futura.
Bolsa Cobaia
Mulheres da Frente de Ação pela Liberdade dos Animais rodaram a Câmara em protesto ontem. Uma delas levou o cartaz: só falta a ‘Bolsa-Cobaia’.
Ponto Final
Falta o Bolsa Caráter para muita gente no Congresso, não?
________________________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP