A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou nota alertando consumidores sobre o risco de terem suas senhas e cartões roubados durante o Carnaval e os blocos de rua.
Segundo a federação, quadrilhas aproveitam as aglomerações e as distrações das pessoas nos eventos ao ar livre para aplicar o golpe da troca do cartão.
Nele, de acordo com a Febraban, um vendedor ambulante mal intencionado entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão e, aproveitando-se de um momento de distração do comprador, faz ele inserir a senha no momento em que, na verdade, deveria ser digitado o valor da compra.
Com isso, o consumidor revela sem querer a informação parao vendedor.
A seguir, o vendedor troca o cartão do consumidor por um similar, que só percebe o golpe em sua próxima tentativa de usá-lo.
A federação afirma que redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar, é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse.
“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, disse na nota Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado.
Nele, o vendedor finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.
Em situações como essa, a orientação é sempre pedir e conferir o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada. “Se algo der errado, é sempre possível pedir para cancelar a operação imediatamente”, explica Volpini.
Para chamar atenção das pessoas sobre os riscos destes e de outros golpes, a FEBRABAN está lançando uma campanha em seus perfis nas redes sociais com vídeos dando dicas de como reconhecer situações suspeitas e de risco e como evitá-las.
– Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
– Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.
– Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
– Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
– Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
– Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
– Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;
– Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito; e
– Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.