O Fluminense não deu espaço para a zebra e goleou o Salgueiro por 5 a 0, nesta quinta-feira (15), pela segunda fase da Copa do Brasil. Com gols de Gilberto (2), Marcos Júnior, Robinho e Sornoza, o time tricolor se classificou no estádio Nilton Santos com sua melhor apresentação neste ano.
Essa é a quarta vitória consecutiva do Fluminense, que não começou bem a temporada e nem sequer se classificou para as semifinais da Taça Guanabara. Aos poucos, porém, o time de Abel Braga vem se acertando e já não sabe o que é perder há seis partidas.
Na próxima fase, o Fluminense enfrentará o vencedor do duelo entre Juventude e Avaí.
Impondo seu ritmo do primeiro ao último minuto, sem tomar conhecimento do rival, o Fluminense entrou muito ligado, e a vitória foi construída sem maiores dificuldades. Gilberto, após belo passe de Sornoza, abriu a contagem logo aos 6min do primeiro tempo.
Aos 19min, Marcos Júnior aproveitou rebote e ampliou. Parecendo acuado, o time visitante sentiu o golpe e só ameaçou o goleiro Júlio César em chutes de fora da área.
O Fluminense, por sua vez, tocou a bola com absoluta tranquilidade e foi senhor da partida no primeiro tempo.
Com a mesma disposição e velocidade, o Fluminense retornou para o segundo tempo disposto a ampliar a contagem. E foi o lateral Gilberto quem apareceu novamente para marcar. Aos 9min, o jogador aproveitou passe de Pedro e ampliou o placar.
E o carnaval tricolor continuou no estádio do Botafogo. De pé em pé, o time foi tocando até a bola chegar para Robinho, que havia entrado em lugar de Marcos Júnior, fuzilar e marcar o quarto gol, aos 22min.
Para fechar a conta, Sornoza, aos 42min, tabelou com Pedro e ficou de frente para o goleiro Mondragón para fazer o quinto gol do Fluminense.
O destaque do triunfo tricolor foi o meio-campista Sornoza. Questionado neste início de ano, o equatoriano foi o dono do jogo. Com muito espaço, o camisa 10 distribuiu passes para os gols de Gilberto Marcos Júnior e Robinho, fez o dele e sobrou em campo.
FLUMINENSE
Júlio César; Renato Chaves, Gum, Ibañez; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza, Marlon; Marcos Junior (Robinho), Pedro. T.: Abel Braga
SALGUEIRO
Mondragon; André (Dadá), Mauricio, Luis Eduardo, Izaldo; Escuro, Juninho, Alexon, Jaildo; Piauí, Willian Anicete. T.: Paulo Júnior
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro
Juiz: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Renato Chaves, Gum (Fluminense); Luiz Eduardo, Izaldo, Escuro (Salgueiro)
Gols: Gilberto, aos 6min do primeiro tempo; Marcos Junior, aos 19min do primeiro tempo; Gilberto, aos 9min do segundo tempo; Robinho, aos 22min do segundo tempo; Sornoza, aos 42min do segundo tempo