A BDO, considerada uma das principais empresas de auditoria e consultoria do país, divulgou levantamento em que mostra o Flamengo com principal marca do futebol brasileiro. A marca rubro negra foi avaliada em R$ 1,49 bilhão. Os quesitos pertencentes à análise envolveram mercado, receita e alcance da torcida.
Para o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, os dados premiam o esforço de gestão realizado pelo clube e projetam anos ainda melhores para o Rubro-Negro. “Esse estudo só comprova todo o nosso esforço dos últimos anos para que o Flamengo seja ainda mais referência no cenário nacional. Com esse modelo de gestão já consolidado, certamente alcançaremos nos próximos anos ainda melhores resultados”, analisou.
Na 2ª posição ficou o Corinthians, com um valor de R$ 1,42 bilhão e o Palmeiras na 3ª colocação, avaliado em R$ 1,02 bilhão. O São Paulo é o 4º colocado, com R$ 926 milhões. O único time fora do eixo Rio-SP no top-5 é o Grêmio, que tem um valor de R$ 666 milhões.
O melhor clube goiano, de acordo com o levantamento que tem 34 agremiações, é o Goiás Esporte Clube. O Verdão ocupa a 18ª posição e foi avaliado em R$ 75,6 milhões. Na 28ª colocação está o Atlético Clube Goianiense, que possui um valor de R$ 19,8 milhões.
Confira a ordem dos 34 clubes mais valiosos do Brasil: