Após 34 dias de período educativo para a nova sinalização e nova velocidade no Centro de Goiânia, começa a valer nesta quinta-feira (31), a fiscalização da Zona 40. Com as mudanças, implantadas no dia 26 de fevereiro, foram colocadas placas suspensas e verticais que informam ao condutor sobre a nova velocidade máxima a ser cumprida na região. Agora, quem ultrapassar os 40km/h poderá ser flagrado por fiscalização eletrônica em sete pontos da região conhecida como manto sagado ou véu de noiva, em Goiânia.
A Zona 40 vale para as Avenidas Araguaia, Tocantins, Anhanguera, Paranaíba e ruas entre elas. Na região central, além da nova velocidade, também foram implantados mais três quilômetros de ciclorrota, localizada entre as Ruas 1, 2, 3, 4, 6 e 8.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a fiscalização será feita por radar estático, de forma periódica e em pontos estratégicos para garantir que o motorista não desrespeite a sinalização onde não estiverem presentes os radares fixos.
Segundo a SMT, os radares fixos estão localizados na Avenida Paranaíba com a Avenida Araguaia, Paranaíba com Avenida Tocantins, Tocantins com a Rua 4 e Rua 3, na Araguaia com a Rua 3, na Rua 4 com a Rua 6 e com a Rua 9.
“Em estatística preliminar da SMT, constatou-se que de 65 acidentes no mês de março de 2015 reduziu-se para 5 até o último dia 21”, disse o secretário municipal de Trânsito, Andrey Azeredo, ao afirmar que o projeto Zona 40 já apresenta aspectos positivos. De acordo com ele, os dados ainda serão completados com informações do SAMU, do Batalhão de Trânsito e do Corpo de Bombeiros.
Durante o período educativo, foram distribuídos 40 mil panfletos informativos, além de um “guia de como receber bem o usuário da bicicleta em Goiânia”. A cartilha foi desenvolvida pela Bike Anjo Goiânia juntamente com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) regional Centro-Oeste.
Quem for flagrado acima da velocidade permitida poderá ser penalizado com multa que varia entre R$ 85 e R$ 574. Agentes de trânsito continuarão com o monitoramento e a fiscalização no local para coibir outros tipos de infração que também podem provocar acidentes ou atrapalhar de alguma forma o tráfego na via.